InícioDestaqueBoa Notícia | Conta de energia volta a ficar mais barata em...

Boa Notícia | Conta de energia volta a ficar mais barata em Janeiro. Entenda

- Anúncio -spot_img

E 2021 já começou com boas notícias, e uma delas é que a conta de energia voltará para bandeira amarela, já em janeiro. As informações são que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já determinou.

A regressão para a bandeira amarela se deve as condições hidrológicas que estão positivas para o mês de janeiro, com as elevadas vazões afluentes aos principais reservatórios do SIN (Sistema Interligado Nacional).

1- Desligue as lâmpadas e troque pelas econômicas

Não acenda as lâmpadas sem não houver necessidade. Troque as lâmpadas comuns pelas econômicas Outra dica, é pintar as paredes com cores claras, pois elas ajudam que a luz do sol seja mais refletida.

2- Atente-se no uso do celular e computador

​Observe o tempo de carregamento da bateria de seu celular e computador e retire sempre o carregador da tomada quando o aparelho estiver totalmente carregado. Também é importante desligar o monitor do computador durante as pausas no trabalho, pois a tela ligada é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento. E, nunca deixe um eletrônico ligado caso não esteja sendo utilizado.

3- Tire os aparelhos eletrônicos da tomada!

Você sabia que manter os aparelhos ligados, em modo stand-by (modo de espera) gasta energia? Segundo o Instituto Akatu, sim!

Então quando não estiver utilizando seu computador ou outros equipamentos eletrônicos, não deixe em stand-by, eles podem representar 12% do consumo de uma casa.

4- Planeje as suas refeições

Se você souber com antecedência o que pretende comer, irá economizar muita energia elétrica com o descongelamento de alimentos no micro-ondas, um dos usos mais comuns do eletrodoméstico. Para isso, faça o descongelamento dos alimentos que irá utilizar na véspera, de preferência na geladeira, e com isso economize energia.

5- Evite abrir e fechar a geladeira várias vezes

Organizar as compras e guardar todos os alimentos de uma só vez na geladeira traz uma boa economia de eletricidade. A cada vez que a porta da geladeira é aberta e fechada, o ar quente entra e é preciso usar muita energia para resfria-la novamente. Se você guardar tudo na geladeira de uma só vez, abrindo e fechando a porta uma única vez, a economia de eletricidade ao longo de um ano equivale à quantidade gasta no funcionamento da geladeira por um a dois meses. Lembre-se: a geladeira é um dos itens que mais consome energia elétrica em uma casa.

6- Atenção com o ar-condicionado

O ar-condicionado por vezes é indispensável. Por ser um equipamento que demanda muita energia, é possível tomar algumas atitudes para otimizar o seu uso, como evitar a abertura das portas no local onde o ar condicionado está ligado, e mantenha os filtros do aparelho sempre limpo, assim não prejudicará a circulação do ar.

7- Cuidado no banho

Chuveiros elétricos podem ser considerados como um dos grandes vilões no consumo de energia. Por isso, é importante controlar seu banho e não deixar o chuveiro ligado por muito tempo.

Normalmente os chuveiros tem uma chave com 3 posições: Inverno, Desligado, Verão. Quando não estiver fazendo frio deixe a chave na posição Verão, o que irá economizar 30% de energia no aquecimento da água. Além disso, evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.

É importante também não tentar aproveitar uma resistência queimada, pois acarretará aumento do consumo, além de ser perigoso. Outra dica é controlar o tempo de banho para economizar energia e água!

Fonte: PrimeiraHora Wagner Montanari
- Anúncio -spot_img

Enquete

O que você esta achando da atual administração do seu Município?

- Anúncio -spot_img

Estamos Conectados

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Mais Lida

- Anúncio -spot_img

Matérias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui