Sem categoria

?️? ALERTA DE PERIGO: BAIXA UMIDADE PODE CHEGAR A 12% EM ALTO ARAGUAIA E REGIÃO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, de perigo, para baixa umidade que atinge 69 municípios de Mato Grosso. O aviso está em vigor desde quarta-feira (12) e chama a atenção para os riscos provocados pelo tempo seco, calor intenso e possibilidade de incêndios florestais.

⚠️ Entre os municípios incluídos no alerta estão Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Ponte Branca, Rondonópolis, Tesouro, Torixoréu, General Carneiro, Guiratinga e Pedra Preta, entre outras cidades da região.

?️ UMIDADE PODE CHEGAR A 12%

Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12% durante o período de alerta.

O índice é considerado preocupante porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a faixa considerada adequada para o organismo humano fica entre 40% e 70%.

Quando a umidade cai muito, podem surgir sintomas como ressecamento da pele, irritação nos olhos, nariz e garganta, crises alérgicas e agravamento de problemas respiratórios.

? RISCO DE INCÊNDIOS AUMENTA

Além dos impactos sobre a saúde, o tempo extremamente seco aumenta significativamente o risco de queimadas e incêndios florestais.

Com a vegetação ressecada, uma pequena fonte de fogo pode provocar rapidamente a propagação das chamas, principalmente em áreas rurais, terrenos baldios e regiões próximas a rodovias.

As autoridades reforçam a orientação para que a população não coloque fogo em lixo, folhas, terrenos ou áreas de vegetação.

? VEJA COMO SE PROTEGER

Diante das condições climáticas, algumas medidas simples podem ajudar a reduzir os efeitos da baixa umidade:

? Beba bastante água durante todo o dia, mesmo que não esteja com sede.

? Evite atividades físicas ao ar livre nos horários de maior calor.

? Procure evitar a exposição prolongada ao sol entre os horários mais quentes.

? Utilize hidratantes para reduzir o ressecamento da pele.

? Mantenha os ambientes mais úmidos utilizando umidificadores, bacias com água ou toalhas úmidas.

? Mantenha a casa limpa e arejada, dando preferência ao pano úmido em vez da vassoura, para evitar levantar poeira.

? Evite fumaça de cigarro e outros agentes que possam irritar as vias respiratórias.

? NÃO QUEIME LIXO OU VEGETAÇÃO.

? Pessoas que apresentarem agravamento de problemas respiratórios devem procurar atendimento médico.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com noFacebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias noTelegram

? REGIÃO EM ALERTA

O aviso abrange dezenas de municípios mato-grossenses e inclui cidades próximas a Alto Araguaia e Alto Garças, reforçando a necessidade de atenção durante o período de estiagem.

A orientação é que moradores acompanhem os avisos meteorológicos e os comunicados da Defesa Civil, principalmente nos próximos dias.

? PERÍODO DE ESTIAGEM EXIGE CUIDADO REDOBRADO

O mês de agosto é tradicionalmente marcado por temperaturas elevadas e baixos índices de umidade em Mato Grosso. Com a combinação de calor, vegetação seca e pouca umidade, aumenta o risco de incêndios tanto em áreas rurais quanto próximas às cidades.

CLICK NO BANNER PARA SEGUIR A WEB-TV JCN

___________________________________________________________________________

            VEM AÍ – POD-CAST JCN

___________________________________________________________________________

? A recomendação principal é simples: hidrate-se, evite exposição ao calor extremo e não coloque fogo em vegetação ou lixo.

? Fonte: G1 / Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!