- Anunciante -spot_img
InícioDestaqueMovimento mundial de atletas, Global Athlete pede expulsão do Irã ao COI...

Movimento mundial de atletas, Global Athlete pede expulsão do Irã ao COI após execução de Navid Afkari

- Anúncio -spot_img

Postagem da entidade no Twitter é endereçada ao Comitê Olímpico Internacional e também à Federação Internacional de Wrestling

O movimento internacional de atletas conhecido como Global Athlete demandou que o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Mundial de Wrestling (UWW) expulsem o Irã de seus quadros depois da execução do lutador iraniano Navid Afkari neste sábado. O caso atraiu a atenção internacional e tomou conta das redes sociais, com pessoas do mundo todo pressionando para tentar evitar a morte do atleta de 27 anos. Neste sábado, o governo anunciou através de seu relatório oficial de mídia que executou o rapaz por enforcamento.

– Descanse em paz, Navid Afkari. Pedimos solidariedade aos atletas para exigir que o Comitê Olímpico Internacional e a UWW implementem imediatamente as sanções que expulsem o Irã do esporte mundial por esta execução hedionda – disse o post da Global Athlete.

O atleta de 27 anos recebeu duas penas de morte, uma por supostamente ter esfaqueado um segurança até a morte e outra por seu envolvimento em manifestações contrárias ao regime do país em 2018. Afkari alegou ter sido torturado e obrigado a fazer uma confissão falsa, e os grupos de direitos humanos e ativistas acreditam que ele foi escolhido como alvo pelo governo iraniano para intimidar outros que pensem em participar de protestos pacíficos.

O COI e a UWW alegaram que estavam em “constante contato” com o Comitê Olímpico do Irã e com a Federação Iraniana de Wrestling para “facilitar uma solução”, contudo, não obtiveram êxito. Desde a execução neste sábado, as duas entidades descreveram as notícias como “muito tristes” e “devastadoras”, mas não tomaram atitudes mais enérgicas, e é isso que espera a Global Athlete.

Pressionado para interceder em favor de Akfari, que alegava ter confessado o assassinato de um segurança para encerrar a tortura a qual teria sido submetido, o presidente Bach declarou na quarta-feira que “estava extremamente preocupado com a questão”, mas frisou o princípio do COI de “respeitar as diretrizes de cada país”, ou seja, ignorar posições e atitudes políticas mesmo de governos autoritários e que firam direitos humanos.

A World Players Association (WPA), associação global que representa cerca de 85 mil atletas, já tinha feito um apelo público para que o Irã fosse expulso de todos os esportes caso executasse Afkari. Pelo tom da nota oficial divulgada pelo COI neste sábado, o pedido da WPA para que o país receba uma sanção não entrou em pauta.

Lutador olímpico Navid Afkari foi condenado a morte após protestar contra governo do Irã — Foto: Twitter/ UN Watch

A Comissão de Atletas do COI também se manifestou de forma solidária, mas discreta, através das redes sociais.

– Estamos devastados em saber sobre a execução do nosso colega Navid Afkari. Nos últimos dias o COI trabalhou com nosso total apoio para salvar a vida de Navid’s. Estamos tristes que nossos esforços e os da comunidade atlética não alcançaram o resultado desejado. Nossos pensamentos e orações estão com a família e os amigos de Navid nesse momento difícil.

O braço europeu da Anistia Internacional postou nas redes sociais que Afkari foi “cruelmente executado após um julgamento extremamente injusto” e pediu que “a comunidade internacional, incluindo órgãos de direitos humanos da ONU e os estados membros da União Europeia tomem ações fortes através de intervenções públicas e privadas”.

Navid Afkari tinha 27 anos e, além da carreira na luta olímpica, que lhe rendeu títulos no Irã, trabalhava como rebocador. A agência HRNA teria conseguido acesso a uma carta escrita por Afkari na qual ele relata ter sido torturado para que confirmasse uma série de acusações falsas.

Veja Mais

- Anúncio -spot_img

Enquete

O que você esta achando da atual administração do seu Município?

- Anúncio -spot_img

Estamos Conectados

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Mais Lida

- Anúncio -spot_img

Matérias Relacionadas

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui