404 - File or directory not found.

The resource you are looking for might have been removed, had its name changed, or is temporarily unavailable.

AgronegócioDestaqueMato GrossoPolítica

Depois de resposta de entidades, ALMT aprova moção de repúdio contra Lula por fala em entrevista Veja

Candidato à presidência se referiu a parte do agronegócio durante sabatina e fez analogia “infeliz” para exaltar agricultura familiar

A fala do candidato à Presidência da República em 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre o agronegócio em rede nacional rendeu ao ex-presidente mais uma moção de repúdio aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Durante sabatina, o petista chamou parte do setor de “fascista”.

A fala de Lula foi feita em resposta ao questionamento da jornalista sobre a relação agronegócio e meio ambiente. O petista, então, disse: “O agronegócio, sabe, que é fascista e direitista [é contra o meio ambiente]”, afirmou. “Porque os empresários sérios que trabalham no agronegócio, que têm um comércio com o exterior, que exportam para a Europa, para a China, não querem desmatar”, disse o petista. “O Bolsonaro está ganhando alguns fazendeiros porque está liberando arma. Tem gente que acha que é bom ter arma em casa, que acha que é bom matar alguém”. Ainda no contexto, o ex-presidente exaltou a agricultura familiar.

A fala não pegou bem. De imediato, produtores rurais e entidades ligadas ao agro reagiram oficialmente, entre elas A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). “Os produtores brasileiros atuam com grande responsabilidade e serenidade visando o desenvolvimento do país”, declarou.

De Mato Grosso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho, a Aprosoja, também se manifestou em nota. “Lamentamos profundamente ter que escrever uma nota para repudiar a fala do então candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva”, disse. A entidade adjetivou a fala de Lula com um “um lapso de espontaneidade” (leia aqui).

Na ALMT, o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) encabeçou a moção de repúdio. Mais uma contra Lula. Votaram contra apenas os deputados Lúdio Cabral (PT) e Wilson Santos (PSD). O deputado João Batista (PP) se absteve.

Fonte: Agora MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!