ALERTA – MT registra 719 focos de calor em 48 horas; sem previsão de chuvas veja
O registrou foi entre o domingo (28) e a segunda-feira (29); estado foi o segundo em focos de calor, ficando atrás do Pará com 1093 registros

Em apenas 48 horas, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou 719 focos de calor (queimadas) em Mato Grosso. O registrou foi entre o domingo (28) e a segunda-feira (29). O estado foi o segundo em focos de calor, ficando atrás do Pará, que registrou 1093 focos no mesmo período.
ICV-MT
Neste momento, um grande incêndio atinge uma área de mata na MT-351 (Estrada do Manso), que liga Cuiabá e Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá). O incêndio, que teve início há uma semana (23) já avança em direção a chácaras e clubes da região.
Não há previsão de chuvas durante a semana e as temperaturas poderão chegar aos 40º C em algumas cidades, especialmente na região norte. Na capital Cuiabá, a média será de 37º C, com picos de 39º C.
Contraste Térmico
O finalzinho de agosto e os primeiros dias de setembro de 2022 serão marcados por grande contraste térmico no Brasil, incluindo Mato Grosso, que terá dias extremamente quentes e noites frias.
Boa parte do Brasil, como Sul, Sudeste e parte do Centro Oeste sentirão, durante a semana, os efeitos do ar frio de origem polar, que vai manter as noites e o amanhecer bastante frios. O aquecimento é gradual até o fim da semana, mas será notado à tarde.
Enquanto , durante o dia a temperatura poderá chegar aos 40º C em partes de Mato Grosso, as madrugas e manhãs ficarão abaixo dos 20º C, como nesta terça-feira (30) em Cuiabá.
Fonte: RD News