Fim de ano: Roubo de veículos acende alerta da população de Rondonópolis
Somente em dezembro passado, foram muitos os casos de veículos roubados e furtados na cidade, especialmente camionetes

O expressivo número de roubos e furtos de veículos ocorridos em Rondonópolis durante o final do ano passado acende um alerta na população, que começa a ficar mais preocupada com os seguidos casos que ocorrem na cidade.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga a nossa página do altogarcas.com no Facebook.
Saiba tudo do nosso site na pagina do Twitter.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram
Somente em dezembro passado, foram vários os casos de veículos roubados e furtados na cidade, inclusive com pessoas sendo mantidas em cárcere privado durante o crime.
Apenas para ilustrar para o leitor, vamos relembrar alguns casos ocorridos no último mês de 2022, que deixam claro que todo cuidado é pouco e que é preciso uma ação mais efetiva dos órgãos responsáveis pela segurança pública, assim como exige a adoção de alguns cuidados por parte da população para evitar ser vítima dos crimes.
Para se ter uma ideia da situação, no dia 5 de dezembro, uma mulher foi abordada por bandidos no momento em que deixava um comércio localizado na Avenida Lions Internacional e levada pelos bandidos até sua residência, que fica num condomínio de luxo.
Lá, a família da mulher foi trancada num dos cômodos da casa enquanto os bandidos fugiam com o veículo da família levando vários pertences destes. A mulher foi abandonada na região do Anel Viário e o veículo recuperado. A Polícia Militar ainda prendeu um casal envolvido no crime.
Já no dia 10 de dezembro, duas caminhonetes foram roubadas ou furtadas, sendo que no primeiro caso, ocorrido no início da zona rural da cidade, dois suspeitos em uma motocicleta abordaram uma família no momento que chegavam em casa e fugiram com o veículo. Um segundo caso ocorreu na Vila Aurora, onde outra caminhonete foi furtada depois de o seu proprietário a deixar estacionada por algumas horas.
Na noite do dia 12 para 13, uma família viveu momentos de terror ao ficar por horas em cárcere privado em poder de criminosos que lhes roubaram dois veículos e uma considerável quantia em dinheiro, que foi transferido via Pix para contas dos bandidos. A polícia de Mato Grosso do Sul conseguiu ainda no dia 13 recuperar os veículos e prender três suspeitos de participação no crime, que confessaram estarem levando o produto do roubo para vender no Paraguai.
Ainda no dia 13, uma mulher foi feita refém no centro e abandonada pelos bandidos na zona rural da cidade, com um ferimento de faca numa das pernas. O seu veículo foi abandonado pelos bandidos e recuperado pela PM.
No dia 26 de dezembro, a PM recuperou uma caminhonete S10 de cor branca e prendeu um homem e apreendeu um menor de idade na cidade de Poxoréu. O veículo havia sido furtado em Rondonópolis horas antes das prisões em Rondonópolis.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Logo em seguida, na noite do dia 28, policiais militares conseguiram evitar o roubo de uma caminhonete quando prenderam quatro suspeitos próximos à residência onde cometeriam o crime. Denúncias da população levaram os policiais até os suspeitos, que confessaram a intenção de roubar o veículo.
BALANÇO DE 2022
Apesar dos inúmeros casos ocorridos em dezembro, a PM divulgou recentemente um balanço que apontou uma diminuição de 42% nos casos de roubo na cidade, que caíram de 771 em 2021 para 449 em 2022. No caso dos furtos, os dados divulgados apontam uma queda de 6% nas ocorrências, que foram 2566 em 2021 e 2400 casos em 2022.
De acordo com o tenente-coronel Handson Freitas Farias, comandante adjunto do 4o Comando Regional da PM, há uma percepção de que tenha havido um aumento nos casos, mas, na verdade, se trata de um aumento no combate aos crimes, tanto que dois casos dos relatados acima foram cometidos pelo mesmo suspeito, que já foi identificado e preso pela polícia.
“Um mesmo indivíduo acabou contribuindo para aumentar a estatística. Mas houve todo um trabalho conjunto com a Polícia Civil e ele está preso, para que isso não ocorra mais. Então, há mais casos relatados justamente por conta de uma intensificação no trabalho da polícia”, informou.

RECOMENDAÇÕES
Para tentar evitar os casos de roubo, o oficial da PM recomenda que sempre que as pessoas estejam chegando ou saindo de suas residências, que procurem sempre observar as imagens de câmeras (nas residências que possuam o equipamento de monitoramento, para tentar localizar possíveis suspeitos que estejam de tocaia).
“E também orientamos as pessoas a sempre estacionarem os veículos nas suas garagens de ré, para quando foram sair ter uma visão mais completa da rua e terem mais condições de mobilidade e até poder fugir rapidamente dali. Quem estaciona e sai de ré, fica mais vulnerável. É preciso fazer uma leitura do cenário antes de entrar e sair do ambiente”, explicou.
Para quem está na rua, o tenente-coronel Handson recomenda que os condutores evitem circular fora de hora em locais de pouco movimento e com os vidros fechados, abrindo-os somente para pessoas de confiança.
“Outra recomendação é que evitem estacionar seus veículos em locais ermos, procurando sempre locais iluminados e com maior circulação de pessoas. Isso inibe a ação dos bandidos”, concluiu.
Por: Denilson Paredes |