DestaqueGoverno

Parceria formalizada na COP 30 garante implantação de projeto piloto em MT para monitoramento de crédito de carbono

Secretária diz que projeto reforça o protagonismo de Mato Grosso na implementação de iniciativas que asseguram a integridade dos créditos de carbono

O Governo do Estado assegurou na segunda-feira (10.11), no primeiro dia da COP 30, em Belém, a realização de projeto piloto em Mato Grosso para monitoramento de projetos de crédito de carbono como estratégia de Soluções Baseadas na Natureza (SBN). Mato Grosso foi o único estado da Amazônia Legal escolhido para a execução do projeto.

A parceria foi formalizada com a assinatura de um protocolo com a empresa SCCON Geospatial, por meio do Programa Brasil Mais que é conduzido pela Polícia Federal. O projeto piloto não terá custo para o Estado.

“Essa iniciativa reforça o protagonismo de Mato Grosso na implementação de projetos que asseguram a integridade dos créditos de carbono, fortalecendo sua atuação nos mercados nacional e internacional. Além disso, posiciona o estado como referência global no uso de alta tecnologia do Forest Carbon da Planet/SCCON”, ressaltou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

A solução SCCON aplica tecnologia geoespacial para o mercado de Carbono. Com imagens de satélite diárias de alta resolução Planet e alertas de detecção de mudanças SCCON, é possível realizar o monitoramento da perda florestal nas áreas de projeto e das áreas do entorno. Além disso, o produto Forest Carbon oferece estimativas precisas de carbono, altura das árvores e cobertura de copa.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com noFacebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias noTelegram

No primeiro dia da COP 30, a Sema também participou do painel “Restauração Produtiva e Governança Colaborativa – o papel de Mato Grosso na agenda climática da Amazônia”, com a apresentação do programa Todos Pelo Araguaia.

Desenvolvido em 12 municípios de Mato Grosso, o programa prevê a recuperação de 5,2 mil hectares de áreas degradadas em propriedades rurais localizadas na bacia do Alto Araguaia. O primeiro lote estabeleceu a recuperação de 212 hectares e o segundo, lançado este mês, prevê a recuperação de mais 420 hectares.

CLICK NO BANNER PARA SEGUIR A WEB-TV JCN

—————————————–

O Todos pelo Araguaia é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o KFW – Banco de Desenvolvimento da Alemanha, Serviço Florestal Brasileiro e o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura.

Ainda na programação desta segunda-feira (10), Mato Grosso também apresentou os resultados obtidos com a estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir).

Fonte: Secom/MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!