DestaqueMato GrossoPolicial

Duas cidades de MT estão entre as 30 mais violentas do país, segundo anuário veja

Estado é o único do Centro-oeste listado e tem um dos municípios entre os 10 primeiros do ranking

Aripuanã (946,9 km de Cuiabá) e Glória D’ Oeste ((309,0 km) estão entre as 30 cidades mais violentas do país. A informação é do Anuário Brasilleiro de Segurança Pública publicado nesta terça-feira (28), que realizou o balanço do último triênio de violência no Brasil.

A publicação destacou os municípios com mais registro de Mortes Violentas Intencionais (MVI) entre 2019 e 2021. O estudo define como morte violenta aquelas que resultaram de homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes cometidas pela polícia.

Conforme o relatório, o município de Aripuanã apresentou taxa média de 120,2 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes. Com cerca de 23.067 habitantes, o município ocupa o 10º lugar no ranking,

Já em Glória D’ Oeste, a taxa média é de 110,8 pessoas vítimas de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Com população de cerca de 2.990 habitantes, ela figurou em 19º lugar.

Da região Centro-oeste, Mato Grosso é o único estado listado. Destas o mais perigoso é São João do Jaguaribe, no Ceará, com 224 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

Tabela Anuario Seguran�a P�blica

Os dados utilizados no anuário se baseiam principalmente em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais e pelas polícias civis, militares e federais.

Além disso, para diferenciar a violência em áreas urbanas e rurais, o anuário utilizou tipologia municipal proposta pelo IBGE, que leva em conta três critérios: o número absoluto de pessoas morando em áreas de ocupação densa; o percentual da população que vive em áreas de ocupação densa; localização do município, que leva em consideração a relação das cidades com centros urbanos de maior porte, que possuem maior complexidade de oferta de bens e serviços.

Fonte: RD News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!