
O Pix Automático começa a valer a partir desta segunda-feira (16) no Brasil. A nova ferramenta é semelhante ao débito automático, e vai permitir o pagamento programado daquelas contas que chegam todos os meses, como energia, água, telefone, mensalidades escolares, serviços de streaming e etc.
A nova modalidade visa evitar esquecimentos ou atrasos eventuais. No entanto, ao contrário do Pix comum, para aderir ao Pix Automático, é preciso que o recebedor solicite essa opção ao pagador, que pode ser concedida por meio da leitura de um QR Code ou de um Pix Copia e Cola.
Vale ressaltar que, a opção poderá ser cancelada a qualquer momento pelo pagador. Para evitar surpresas, será possível definir um valor máximo para cada cobrança, impedindo débitos maiores que o previsto.
O Banco Central acrescenta que, além de aumentar o número de clientes usuários do Pix, que hoje ultrapassam 160 milhões no país, a modalidade poderá ser usada por clientes que não usam cartão ou boleto.
E como a cobrança é automática, não há chance de inadimplência. Outro detalhe é que os pagamentos feitos por Pix Automático não afetam o limite Pix disponível para outras transações.
Siga a nossa página do altogarcas.com noFacebook.
Saiba tudo do nosso site na pagina do Twitter.
Faça parte do nosso grupo de notícias noTelegram
Em casos de cobranças indevidas no Pix Automático, a devolução será obrigatória para o banco do cidadão nos casos em que houver qualquer erro do banco na gestão da autorização concedida.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
—————————————–
Como pagar com PIX Automático
✅ Autorização da empresa: A configuração do PIX Automático pelos clientes depende que a empresa responsável pela cobrança (escola, academia, etc) solicite uma autorização para descontar os pagamentos por meio da nova modalidade.
📲 Notificação no app do banco: Esse pedido vai aparecer no aplicativo do banco do cliente, que poderá aceitar ou recusar. Se aceitar, ele ainda pode definir algumas regras — como o valor máximo de cada pagamento e se a cobrança pode usar o limite do cheque especial.
🔔 Cobrança e agendamento: Depois da autorização, a empresa envia a cobrança ao banco, que agenda o pagamento e avisa o cliente. Ele poderá conferir se o valor está correto e se terá saldo suficiente.
💸 Pagamento automático: No dia do vencimento, o banco faz o pagamento, seguindo as regras que o cliente definiu na autorização. A cobrança poderá ser semanal, mensal, trimestral ou anual.
Fonte: Primeira pagina Pix