AgronegócioDestaqueMato Grosso

Vazio sanitário da soja começa domingo (8) em Mato Grosso

No período de 90 dias é proibida a existência de qualquer planta viva de soja

O período do vazio sanitário da soja em Mato Grosso começa no próximo domingo, 8 de junho. Por 90 dias, fica proibida a existência de qualquer planta viva de soja em lavouras, beiras de estradas e qualquer área de domínio da propriedade.

vazio sanitário da soja seguirá até o dia 6 setembro de 2025, conforme a Portaria nº 1.271 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicada em 5 de maio deste ano.

A Portaria se refere ao calendário da safra 2025/26 de soja e estabelece, ainda, que o calendário de semeadura no estado será de 7 de setembro de 2025 a 7 de janeiro de 2026.

A definição das datas do período proibitivo, frisou o Ministério na ocasião, leva em consideração as condições climáticas, entre outros fatores, principalmente o combate à Ferrugem Asiática, ainda considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja.

 

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

O vazio sanitário, onde em um período de no mínimo 90 dias é proibido o plantio da oleaginosa, tem o objetivo de reduzir o inóculo de ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

Já o calendário de semeadura visa complementar o vazio sanitário da soja, bem como racionalizar o número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolvimento de resistência da ferrugem asiática da soja às moléculas químicas utilizadas no seu controle. A ação foi implementada pelo Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS).

De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), fiscais do órgão realizarão fiscalizações nas propriedades. Em 2024, o órgão realizou 5.825 fiscalizações durante a vigência do vazio sanitário.

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

—————————————–

As previsões iniciais para a safra 2025/26 é que sejam semeados pouco mais de 13 milhões de hectares e produzidas 47,184 milhões de toneladas, segundo estimativas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Confira o calendário para a soja 2025/26:

vazio sanitário da soja 2025/26

 

 

Fonte: Canal rural

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!