PARA EVITAR QUEIMADAS – Prefeitura de Rondonópolis irá intensificar fiscalização em terrenos baldios para que proprietários façam limpeza
Proprietários serão notificados e poderão ser multados caso limpeza não seja feita

A Prefeitura de Rondonópolis anunciou que, nos próximos dias, a fiscalização em terrenos baldios será intensificada em todos os bairros da cidade.
O departamento de Controle Urbano, da Secretaria Municipal de Receita, vai intensificar a notificação aos proprietários de terrenos com matos e sujeiras com o objetivo de evitar queimadas urbanas durante o período de seca. O gerente do departamento de Controle Urbano, Paulo Padim, explica que a medida é necessária porque o município possui aproximadamente 40 mil terrenos baldios.
“Além do problema do transtorno do mato, dos bichos que se acumulam e dos lixos, a gente está entrando no período de seca agora. Esse mato ficando seco, essa matéria fica mais fácil de ocasionar a proliferação do fogo e aí vem o transtorno da fumaça e automaticamente o que vai acontecer é o impacto na questão da saúde, da parte respiratória tanto das crianças quanto dos idosos, e isso vai promover um aumento no número de pessoas nas unidades de saúde do município”, explica Padim.
Os proprietários dos terrenos notificados terão o prazo de 15 dias para limpar o local. Caso a limpeza não seja feita dentro do prazo, multas poderão ser aplicadas.
“A prefeitura não vive de multa, mas têm pessoas que continuam insistindo em manter os terrenos com mato. E não adianta se você limpou o terreno em janeiro, se ele estiver sujo agora ele vai ser notificado novamente. E se a pessoa receber uma segunda multa no mesmo ano no intervalo de seis meses, a multa vem com o valor dobrado. A gente precisa que as pessoas tenham essa consciência de manter o seu terreno limpo em Rondonópolis”, afirma.
FONTE: AGORA MT