AgronegócioDestaque

Milho: Nova safra prevê condições climáticas favoráveis

Diferentemente da safra atual do milho (20/21), a temporada futura (21/22) apresenta cenário positivo quanto a semeadura dentro da janela e condições climáticas. A perspectiva foi divulgada hoje (16/12) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Com a semeadura da soja finalizada com antecedência em relação à média histórica, é esperado que apenas 8,03% dos 6,23 milhões de ha destinados ao milho em Mato Grosso sejam semeados fora da janela ideal.

Este cenário junto às previsões de volumes de chuva acima da média dos últimos anos para jan.22 e fev.22 são fatores positivos para a produtividade e produção da cultura, sendo esperados resultados de 106,35 sc/ha e 36,65 milhões de t, respectivamente.

Por outro lado, mesmo com a expectativa de maior oferta ante a safra 20/21, o preço do cereal pode se manter em altos patamares devido a manutenção do valor do dólar e a demanda aquecida pelo milho. Em 2021, o preço médio do milho disponível em MT apresentou uma alta de 64,65% ante o ano passado, ficando cotado na média de R$ 71,20/sc.

Para se ter ideia, é previsto ainda que na safra 21/22 as exportações do estado e o consumo em Mato Grosso ampliem em 42,51% e 4,35% ante a temporada passada.

Por fim, segundo o Imea, um ponto de atenção para a safra é o aumento no custo de produção, que pode afetar a rentabilidade dos produtores que ainda não garantiram seus insumos.

FONTE: A TRIBUNA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!