Violência registra queda de 55% durante o Carnaval em MT, aponta balanço da PM. Entre as cidades Alto Garças está na lista das que tiveram ocorrências

Operação de Carnaval em Mato Grosso registrou 44 ocorrências nos locais de festa nos cinco dias de folia, um número 55% menor que no ano passado, quando foram 99 registros. Dez homicídios ocorreram neste período. No entanto, segundo a Polícia Militar, as mortes não tiveram relação com o Carnaval e não foram nos locais de festa.
Segundo o relatório da operação, nos cinco dias de Carnaval, tiveram 96 locais de festa, que reuniram aproximadamente 342 mil pessoas. Domingo foi o dia que mais reuniu foliões, com 117 mil pessoas em 20 pontos. Foram empregados 3,1 mil policiais e 486 viaturas. Entre as ocorrências registradas, estão tentativa de homicídio, apreensão de drogas, embriaguez ao volante, furto e tráfico.
Rodinei Crescêncio/Rdnews
“Em alguns locais tivemos algumas ocorrências de furtos de celulares, bolsas, justamente pela pessoa agir de má fé em um aglomerado de pessoas, aproveitar a distração e conseguir subtrair alguns objetos, mas mesmo assim tivemos uma redução”, afirmou o comandante da PM de Mato Grosso.
Conforme o balanço, foram conduzidas 54 pessoas a delegacias e 49 veículos foram apreendidos nesses locais. Fora dos locais de festas, foram registrados nesses dias 43 roubos e 243 furtos, além de 58 ocorrências de tráfico de drogas.
Dez pessoas foram assassinadas nesse período, fora dos locais de Carnaval.
No ano passado foram 24 homicídios no período carnavalesco, nenhum teve relação com o Carnaval, e neste ano teve redução de 54%, tivemos dez homicídios, mas nenhum ligado ao Carnaval”, afirmou o Comandante da PM, Coronel Alexandre Mendes.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
Segundo o coronel, a preocupação era maior com os riscos de acidentes de trânsito. “Isso porque o pessoal da Baixada Cuiabana pega as rodovias para ir para outros locais, como Acorizal, Guia, Chapada, Leverger, Livramento e Poconé. Não tivemos nenhum acidente com morte nesses locais. Tivemos um acidente na Serra de são Vicente e um em Várzea Grande, mas que não tiveram ligação com o Carnaval”, informou.
Segundo o comandante, o que impactou nessa redução foi o reforço do trabalho da polícia. “Esse ano tivemos uma redução significativa. A participação dos alunos em totalidade nos apoio, com reforço principalmente em Cuiabá e Várzea Grande, além do trabalho antecipado com os blocos carnavalescos”, defendeu.
Fonte: RD News