UFR: Entra em funcionamento uma das maiores usinas solares do país

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) colocou em funcionamento a segunda usina fotovoltaica da instituição. O projeto havia sido inaugurado no ano passado e foi concluído recentemente. Nesta semana a usina foi ativada. Agora a UFR conta com dois complexos de geração de energia solar, com capacidade para produzir aproximadamente 220 Mwh/mês.
A UFR já possuía uma usina em funcionamento, construída em parceria com a Energisa Soluções. Contudo, a ativação da Usina Fotovoltaica II poderá fornecer, em condições ideais, a energia necessária para suprir grande parte do consumo da instituição, usando como referência os dados históricos.
No último mês, a equipe da Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) colocou em prática todos os ajustes necessários para o funcionamento do sistema, mas foi no início da semana passada que a empresa concessionária realizou a manobra técnica que garantiu o efetivo funcionamento.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Devido à potência da usina (1811KWp quilowatt pico), houve a necessidade de se fazer a substituição de alguns componentes e equipamentos existentes na subestação de entrada. Somente após a realização de todas as adequações e procedimentos necessários a Usina Fotovoltaica II foi colocada em funcionamento. A ativação do sistema foi realizada na presença da Reitora da UFR, professora Analy Polizel de Souza, da Vice-reitoria, professora Antonia Marilia Medeiros Nardes, e do Pró-reitor de Infraestrutura, Marcio Venzon.
A usina fotovoltaica II da Universidade Federal de Rondonópolis é um dos maiores projetos do gênero entre todas as instituições de ensino do país. A usina fotovoltaica ativada pela UFR conta com um total de 3.622 placas de captação solar, dispostas em um território de 25.000m² de área construída.
A potência do equipamento de 1.811 kwp é superior a todos os casos citados por outras instituições de ensino público no Brasil, colocando a universidade local em uma posição de destaque entre as maiores usinas solares do país.
Uma terceira pequena usina está prevista para ser instalada ainda este ano, fruto de outra chamada pública do Programa de Eficiência Energética da ANEEL.