DestaqueNacionalPolítica

TSE determina remoção de site da campanha de Lula com checagem de notícias entenda

Entendimento foi que a página escondia do usuário que se tratava de um ambiente oficial de propaganda eleitoral petista

Site "Verdade na rede" funciona como espécie de agência de checagem petista

Site “Verdade na rede” funciona como espécie de agência de checagem petista | Foto: Reprodução

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou na última segunda-feira, 19, a remoção do site “Verdade na rede”, ligado à candidatura de Lula à Presidência. O entendimento da ministra Maria Claudia Bucchianeri foi que a página induzia o usuário a acreditar estar acessando uma agência independente de checagem, e não um ambiente oficial de campanha.

A ministra do TSE argumentou em sua decisão que a página e suas redes sociais não oferecem ao usuário indícios suficientes de que se trata de um espaço de propaganda eleitoral. Além da remoção da página na internet, Maria Claudia Bucchianeri determinou a interrupção de funcionamento de canais do Telegram e do WhatsApp que disseminavam conteúdo semelhante. Caso a decisão seja descumprida, a Corte estabelece uma multa diária de R$ 10 mil.

A ação do TSE contra a página ligada à campanha petista aconteceu depois de o Partido Liberal, de Jair Bolsonaro, acionar a Corte, por meio de uma representação oficial. A alegação da sigla era que o site de Lula “escamoteia a verdade” e faz propaganda contrária ao presidente.

-Publicidade-

Além da página ligada ao PT, o TSE também derrubou na segunda-feira o site “bolsonaro.com.br”, com críticas e sátiras ao presidente. Neste caso, a decisão foi da ministra Cármen Lúcia, depois de solicitação do PL.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!