Tempo seco e mudanças de temperatura favorecem aumento de casos de doenças respiratórias em MT

O tempo seco e a oscilação de temperatura favorecem o surgimento de doenças respiratórias, principalmente em idosos e crianças. Em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, uma unidade de saúde disse que teve um aumento significativo no atendimento a esses casos.
Para a dona de casa Elisângela Glória Ferreira, que tem dois filhos que ficaram resfriados há poucos dias, esse período de seca é uma preocupação a mais para a família em relação à saúde das crianças. Ela diss que sempre busca redobrar os cuidados em casa.
“Dá bastante trabalho, principalmente nessa época de poeira e tempo seco. As crianças pegam gripe indo para a escola. Tem que ter muito cuidado, beber bastante água e ter uma boa alimentação. Às vezes o nariz começa a sangrar devido ao tempo, então tenho que umedecer bastante a casa, com toalhas molhadas, principalmente na hora de dormir”, contou.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde é entre 50% e 80%. No entanto, em vários municípios do estado, incluindo Tangará da Serra, é comum registros de índices de umidade abaixo de 30% nessa época do ano.
Essa condição, segundo especialistas, acende um sinal de alerta à população.
Para a virologista Ana Terças, a combinação desse tempo favorece a proliferação de casos de doenças respiratórias.
“Na chegada do outono e do inverno, normalmente, nosso clima é mais seco, o que ocorre uma facilitação na transmissão desse vírus que causa essas principais doenças respiratórias”, disse.
Além do tempo seco, a mudança brusca na temperatura é um dos agravantes. A poeira e a falta de chuva podem facilitar o surgimento de doenças em crianças e idosos.
“É recomendável evitar ficar no mesmo ambiente com pessoas espirrando e tossindo. Use máscara nesses locais e lave bem as mãos para evitar essas doenças”, explicou.
Fonte: G1 MT