AgronegócioDestaqueMato GrossoNegócios

Ferrogrão deve gerar 400 mil empregos diretos e indiretos, além de R$ 765 milhões em compensações ambientais VEJA

O Fórum Agro MT e deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso (FPA-MT) calculam que a Ferrogrão, obra de 933 km de extensão, que conectará Sinop ao Porto de Miritituba, no município de Itaituba (PA), vai gerar da obra ao funcionamento 30 mil empregos diretos e 373 mil indiretos, além das compensações ambientais estimadas em R$ 765 milhões e barateamento de até 40% do custo do frete de cargas.

A decisão de retomada dos estudos foi comemorada pelo setor produtivo, e o presidente do Fórum Agro MT, Itamar Canossa, afirmou que estudos técnicos apontaram que os benefícios trazidos pela construção da rodovia são muito maiores que os impactos causados ao meio ambiente.

A polêmica que levou a paralisação dos estudos envolve a supressão de uma área de 464 hectares do Parque Nacional do Jamanxim, por onde passará a ferrovia.  Desde 2021, o ministro Alexandre de Moraes atendeu ao pedido do PSOL para evitar a perda da área.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com no Facebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram

“A determinação da retomada dos estudos de impacto é uma vitória, uma vez que só por meio deles pode-se ter convicção técnica. Fora dos estudos, tudo são impressões. A decisão do ministro é para ser comemorada, pois será a oportunidade de se mostrar que a ferrovia além de ser viável economicamente também o será no que diz respeito ao meio ambiente”, pontuou Canossa.

Ele completou dizendo que o impacto nas terras protegidas será mínimo, uma fração de décimo percentual da área dela (menos de 0,06%), sendo quase a totalidade do traçado margeando a BR-163.

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

“A ferrovia em atividade significará menos caminhões nas estradas, queimando menos combustível, e menos acidentes. Significará menos CO2 na atmosfera e menos vidas perdidas em acidentes”, ponderou.

O deputado estadual e presidente da Câmara Setorial Temática (CST) da Ferrogrão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Reck Junior que produziu o relatório técnico entregue aos ministros do STF na terça-feira (30), comemorou a decisão e destacou o impacto da ferrovia na logística e desenvolvimento do estado.

“É uma vitória importante para Mato Grosso, fundamental para o fortalecimento do agronegócio e da nossa economia. A logística ferroviária é um dos principais meios para fortalecer o setor agrícola de Mato Grosso e, consequentemente, do Brasil”.

Fonte: O Documento

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!