SP adia Carnaval de 2021 para blocos de rua e escolas de samba e cancela Parada LGBTQIA+

Nesta sexta-feira (24), o prefeito da grande São Paulo, Bruno Covas, anunciou que o Carnaval de 2021 está adiado, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Portanto, as escolas de samba e os blocos de carnaval de rua não poderão desfilar no mês de fevereiro do próximo ano.
A reunião que definiu a decisão aconteceu nesta quinta-feira (23). Nela estavam o prefeito Covas e a Liga das Escolas de Samba de São Paulo, onde foi debatida e justificada a nova data para o desfile das escolas, a princípio a Liga sugeriu que o evento acontecesse em maio. Contudo, a decisão mostra a inviabilidade da realização do evento no próximo ano.
Covas afirmou que a reunião foi positiva, pois todos os envolvidos entenderam a inviabilidade de organização do Carnaval neste momento em que o Estado e o País vive a crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19.
A pandemia do novo coronavírus tem provocado consideravelmente uma crise na economia do país e com o adiamento do carnaval de São Paulo é provável que haja um reflexo negativo na economia, já que o evento é responsável por movimentar aos cofres da cidade cerca de R$ 2,75 bilhões.
Cancelamento da Parada LGBTQIA+
No anúncio foi informado também que a parada LBTQA+ presencial, com edição programada para 2021 sofreu adiamento e poderá acontecer somente em novembro do ano que vem.
Em relação à Parada do Orgulho LGBTQIA+ que aconteceria em 29 de novembro, Covas afirmou o cancelamento.
A Parada era para acontecer no mês de aniversário do movimento, em junho, mas devido à pandemia do novo coronavírus, o evento aconteceu virtualmente e teve como forma de homenagem a iluminação em cores da avenida paulista em respeito a ausência de seus participantes.
Cancelamento da Marcha para Jesus
Outro evento que estava para acontecer em junho era a Marcha para Jesus, que devido à pandemia precisou ser cancelada e foi substituído por carreata.
O evento acontece anualmente desde 1993 no feriado de Corpus Christi e é considerado o maior movimento evangélico do Brasil. Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro participou do evento e se tornou o primeiro presidente do Brasil a participar da Marcha.
Brasília cogita cancelar o Carnaval de 2021
O Carnaval de Brasília acontece há 45 anos, mas no próximo ano é provável que não aconteça em decorrência da pandemia da Covid-19.
Para a Liga de Blocos Tradicionais do Distrito Federal a falta da vacina para a covid-19 impossibilita que seja promovido o Carnaval.
Segundo o presidente da Liga, Paulo Henrique Oliveira, o Carnaval é um meio eficaz de transmissão da Covid-19 em massa. O risco da super propagação é incalculável por ser maior aglomeração festiva do mundo, onde o contato físico é inevitável.
Não perca a nossa página no Facebook!
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS