Sapezal exporta 1 bilhão de dólares e mantém preservação do meio ambiente superior a Europa VEJA

A mensagem de que é possível produzir alimentos e preservar o meio ambiente tem sido o mote do 17° Circuito Aprosoja. O ex-ministro dos primeiros mandatos de Lula e de Dilma Rousseff, Aldo Rebelo, destacou que Sapezal é um exemplo.
“Sapezal consegue exportar mais de 1 bilhão de dólares por ano e, ao mesmo tempo, tem uma cobertura de vegetação nativa superior a qualquer município europeu. Os agricultores vão compreendendo que, longe da narrativa falsa de que a agricultura prejudica o meio ambiente, a agricultura consegue oferecer segurança alimentar e preservar a natureza”, disse.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga a nossa página do altogarcas.com no Facebook.
Saiba tudo do nosso site na pagina do Twitter.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram
Com cerca de 150 pessoas, dentre produtores associados da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e moradores, participaram do evento realizado na terça-feira (30).
Segundo informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o município de Sapezal deve produzir mais de 800 mil toneladas de milho na safra 2022/23. Já a safra 2022/23 de soja se consolidou em 1,5 milhões de toneladas da oleaginosa. Portanto, a produção de grãos do município é de 2,3 milhões de toneladas.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
O presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, destacou que o palestrante dessa edição do Circuito Aprosoja tem revelado os reais interesses por trás de discussões ambientais, que têm travado obras de infraestrutura importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil, como é o caso da ferrovia Ferrogrão, dentre outros empreendimentos.
“Ele vem falar do que está por trás de tudo isso, do que motiva isso. Então, para nós é muito importante que o produtor tenha essa percepção” ressalta Cadore.
Segundo Fernando Cadore, o histórico de Aldo Rebelo, que já foi ministro da Defesa, deputado federal, presidente da Câmara dos Deputados e relator do Código Florestal brasileiro, traz muito aprendizado e pode contribuir para que os produtores elaborem estratégias para se defender contra os falsos argumentos em relação à agricultura.
“Isso nos ajuda a organizar as nossas pautas, para que a gente consiga também passar para o Parlamento, seja para a bancada estadual, seja pra Frente Parlamentar da Agropecuária, isso colabora conosco nesse sentido, de orientação em relação às demandas e o encaminhamento delas para que se resolvam os problemas”, ressalta Cadore.
O Circuito Aprosoja ainda vai passar por Campo Novo do Parecis, Nova Maringá, Diamantino e Tangará da Serra.
Fonte: O Documento