AgronegócioDestaqueNacional

Rússia suspende envio de fertilizantes ao Brasil; Blairo Maggi ainda não prevê falta

Por causa do ataque da Rússia à Ucrânia, sanções vêm sendo impostas; embaixador de Belarus, Sergey Lukashevich fez anúncio da suspensão das vendas ao Brasil

Belarus, um dos principais países aliados da Rússia, vem sofrendo sanções em decorrência dos ataques do país vizinho à Ucrânia e isso deve afetar o agronegócio brasileiro. Isso porque, o país foi obrigado a bloquear o envio de fertilizantes ao Brasil. O ex-ministro da agricultura, e ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, afirmou que não há motivo para alarde já que, apesar da tendência de aumento do preço dos fertilizantes, da dependência da Rússia, não deve haver falta do insumo.

Ao jornal Correio Braziliense, o embaixador de Belarus, Sergey Lukashevich, disse que seu país foi obrigado a suspender vendas de fertilizantes para o Brasil porque o escoamento foi proibido pela Lituânia, que fechou fronteiras. Cerca de 20% dos fertilizantes consumidos no Brasil vêm da Rússia.

O ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi, um dos maiores empresários do agronegócio no mundo, afirmou que Belarus é apenas um dos fornecedores de fertilizante ao Brasil e que os produtores daqui não devem sofrer com falta do insumo. No entanto, ele avalia que os preços devem aumentar.

Especialistas do setor econômico já antecipavam que o conflito entre Rússia e Ucrânia afetaria Mato Grosso.

Em 2021, conforme os dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado importou 8 milhões de toneladas de adubo, por meio dos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). A maior parte veio da Rússia. Atualmente, o Estado é um dos maiores compradores do produto do Leste europeu

“O Brasil precisa ficar muito atento a essa questão dos fertilizantes”, alerta Luciano Vacari, do IMAC – Instituto Mato-grossense da Carne.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, também se posicionou na semana passada indicando prejuízos ao agronegócio regional. Na ocasição, ele disse que o cenário era impresível e instável, mas algumas consequências econômicas seriam sentidas já nos próximos dias em relação à economia mato-grossense, com de fato ocorreu.

Fontes graduadas do governo brasileiro foram informadas nesta terça que a venda de fertilizantes de Belarus ao Brasil foi interrompida, segundo Ana Flor, jornalista e comentarista da GloboNews.

Por: Jacques Gosch

Fonte: RD News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!