CidadesDestaqueMato GrossoPolicial

Residência de advogado candidato à OAB é alvo de tiros; Veja vídeo

A tarde de domingo foi marcada por mais um episódio de violência contra o advogado Marcos Antônio Mendes, candidato à presidência da subseção da OAB em Lucas do Rio Verde. A residência de Marcos foi alvejada por tiros, o que representa o segundo ataque sofrido por ele em apenas dois dias. Na manhã de sábado (2), seu escritório já havia sido alvo de disparos, enquanto a casa de sua colega de chapa, a advogada Caroline Miranda, foi vandalizada com pichações.

Um suspeito foi detido pela polícia e, de acordo com fontes, confessou estar agindo sob ordens de uma facção criminosa. Marcos, porém, refutou de forma veemente qualquer tentativa de vincular os atentados a desacordos com integrantes de facções. “Não bastasse a violência contra meu escritório, agora tentam vincular esses fatos a um desacordo com uma facção. É um absurdo e uma irresponsabilidade, e venho refutar veementemente essa ideia. Nunca advoguei para acusados desse tipo e minha atuação na área criminal é mínima. Desafio qualquer um a apresentar provas de que representei algum membro de facção criminosa”, afirmou o advogado.

Marcos explicou que a única disputa judicial que enfrenta atualmente envolve uma empresária da cidade, e a questão está sendo tratada em uma ação civil. “Agora, se contrataram membros de facção para me intimidar, é a polícia quem tem que esclarecer. Reitero minha total confiança nas autoridades de segurança pública e nos órgãos competentes para esclarecer os fatos”, destacou.

Xênia Guerra, candidata à presidência da OAB-MT e apoiadora de Marcos, também se manifestou, ressaltando a necessidade de uma investigação prioritária. “Estamos acionando as autoridades competentes e solicitando que uma autoridade específica seja designada para essa ocorrência. Já entramos em contato com o governador em exercício, Otaviano Pivetta, ainda no sábado, e com o secretário de Segurança Pública, Cesar Roveri, para que as investigações avancem rapidamente e tragam respostas a esses atos de violência contra a advocacia,” declarou Xênia.

Ela também lamentou o aumento da violência contra advogados em Mato Grosso. “É inadmissível que a advocacia seja alvo de tamanha violência, e ainda não tenhamos uma resposta firme da OAB-MT. Já são dois advogados assassinados e inúmeros episódios de ameaças e agressões contra profissionais do Direito. Precisamos de providências concretas, e é papel da Ordem se posicionar e atuar pela segurança da advocacia. Marcos, assim como todos os advogados, deve ter sua integridade preservada. A OAB-MT não pode mais se omitir,” enfatizou.

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

                               ————————————————————————————

A situação permanece sob investigação, e a comunidade jurídica aguarda respostas urgentes e ações efetivas para proteger os advogados no exercício de sua profissão.

veja vídeo

 

Jornalista: Mika Sbardellott

FONTE: VOZ MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!