DestaqueEDUCAÇÃOMato Grosso

Rede estadual: Ameaça de fechamento de turmas preocupa pais veja

Ainda não há definição do fechamento das turmas porque o Município não se manifestou sobre a possibilidade de receber os alunos

Pais e responsáveis que têm filhos estudando no primeiro ano do ensino fundamental em escolas da rede estadual estão apreensivos com a possibilidade do fechamento das turmas.

Ocorre que o Governo do Estado vai repassar para a administração do Município a oferta de turmas do 1º ao 5º ano (séries iniciais), e isso, conforme decreto estadual, deve acontecer até 2027.

Neste ano, seriam fechadas turmas de 1º e 2º ano em nove escolas estaduais. Para isso, o Município precisa absorver esses estudantes nas escolas municipais, as quais não tem estrutura para isso.

Pais que têm filhos cursando o 1º ano em escolas do Estado reclamam que não podem fazer as rematrículas deles no 2º ano, pois as turmas ainda não foram disponibilizadas. Eles temem que possam ficar sem vagas caso o Estado feche realmente as turmas.

No entanto, segundo a diretora Regional de Educação de Rondonópolis, Andreia Cristiane de Oliveira, o Estado garante que os alunos não ficarão sem vagas. Ela explicou que caso, o Município informe oficialmente ao Governo do Estado que não pode receber os alunos por indisponibilidade de vagas, o Estado irá manter as turmas. “Nenhuma criança vai ficar sem vaga. Os pais podem ficar tranquilos”, disse.

Andreia ressaltou, contudo, que ainda não há definição do fechamento das turmas do 2º ano nas nove escolas estaduais que ainda ofertam vagas porque o Município não se manifestou sobre a possibilidade de receber os alunos.

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

A diretora afirmou que, neste ano de 2022, várias turmas do 1º ano foram fechadas nas escolas estaduais da cidade. Ao todo, 510 alunos passaram a estudar na rede municipal. Entretanto, em nove escolas foram mantidas as turmas do 1º ano em função do Município não poder atender os alunos.

Esses estudantes que, neste ano, cursaram o 1º ano no Estado, teriam que ser transferidos ao Município para cursar o 2º ano. Mas, ainda não há definição de como a situação será resolvida.

Um dos exemplos está na Escola Estadual Santo Antônio, localizada no centro da cidade. A escola foi uma das nove que ofertou o 1º ano em 2022, mas agora deveria deixar de atender esses alunos que vão para o 2º ano. Os pais não podem, até o momento, fazer a rematrícula desses alunos porque a situação segue indefinida.

Além disso, o Município não conta com escolas no Centro e os alunos que hoje estão na Escola Santo Antônio teriam que ser transferidos para escolas que se localizam em outros bairros.

“Sabemos que é um processo que gera alguns transtornos, mas o que está garantido é que nenhum aluno ficará sem vaga. Ou ele vai para a rede municipal ou permanece na estadual”, reforçou.

Procurado pelo A TRIBUNA, o Município informou que ainda não tem definição sobre a questão.

FONTE: A Tribuna MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!