PROJEÇÃO OTIMISTA – Setor do turismo em MT projeta crescer 25% nos próximos anos
FIT Pantanal vai debater políticas para consolidar o desenvolvimento do setor

A Feira Internacional do Turismo, FIT Pantanal, será realizada em Cuiabá entre os dias 4 e 7 de maio deste ano, após 5 anos sem o evento, que aconteceu pela última vez em 2018. O evento será realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio/MT) e pelo Governo do Estado.
De acordo com o presidente da Fecomércio, o empresário José Wenceslau Júnior, diversos secretários de Turismo de outros estados já confirmaram presença no evento.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga a nossa página do altogarcas.com no Facebook.
Saiba tudo do nosso site na pagina do Twitter.
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram
A expectativa é o setor tenha um crescimento de até 25%, fruto das ações que estão sendo realizadas pela Fecomércio, Estado e Prefeitura de Cuiabá, assim como o trade turístico.
“O que precisa ser feito está sendo feito. A Fecomércio está fazendo a parte dela, incentivando o trade de turismo. O Governo do Estado está incentivando, a Prefeitura Municipal de Cuiabá também. Então, todos os órgãos de governo e a nossa entidade estão apostando e incentivando o turismo no estado de Mato Grosso”, afirmou Wenceslau.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
Wenceslau ressalta que o turismo é uma das “indústrias” que mais trazem dólares para o Brasil. Portanto, incentivar o setor é uma forma de estimular a entrada de recursos de outros países na economia local. Um dos objetivos do setor também é transformar aqueles que vêm para Mato Grosso participar de congressos ou outros eventos de trabalho em turistas de negócios, aproveitando as belezas naturais do estado.
Já o secretário-adjunto de Turismo do Governo de Mato Grosso, Felipe Wellaton, destacou também que um dos objetivos da feira é estimular e consolidar o desenvolvimento dos municípios mato-grossenses. Mais de 38 cidades deverão participar do evento, além de participantes de outros países, como o Paraguai.
“A FIT Pantanal é uma feira internacional aberta para todo tipo de visitação. A gente tem um foco na FIT na sua regionalização. O foco da FIT é também desenvolver os produtos dos municípios. O turismo não acontece no governo federal, governo estadual. Ele acontece nas cidades e gente está na FIT Pantanal para fortalecer as cidades de Mato Grosso”, disse.
Wellaton também demonstrou estar confiante no momento do turismo, em razão das mudanças de comportamento, onde as compras estão sendo feitas mais pela internet e não sofrem tantos direcionamentos pelas agências de turismo. Ele ainda disse estar trabalhando para fazer uma comunicação em escala na internet, promovendo o turismo em Mato Grosso.
“O turismo tem três clientes potenciais e a gente vai desenvolver todos os produtos para esses três turistas. O primeiro é o mato-grossense que aqui vive e que precisa conhecer essa terra. Tudo isso aqui é seu. Segundo, é o turista de fora, que traz dinheiro novo, e o terceiro é de bares, restaurantes. São eles que fazem acontecer o turismo”, disse o secretário-adjunto.
Fonte: estadaomatogrosso