DestaqueMato Grosso

PREPAREM OS CASACOS – Predominantemente seco, inverno em MT terá duas ondas de frio intensas

Frentes frias são esperadas para julho; meteorologista diz que regiões podem registrar menos de 10ºC

O inverno começou oficialmente em Mato Grosso às 5h14 desta terça-feira (21). A estação, marcada por dias com menos horas de luz do que em qualquer outro período, segue até o dia 22 de setembro. Este ano, a previsão aponta que o inverno será de tempo seco, mas com duas ondas de frio de forte intensidade.

De acordo com a meteorologista do Climatempo, Desirée Brandt, o fenômeno La Niña vai fazer com que a maioria das frentes frias passe pelo oceano, sem conseguir ter uma penetração pelo interior do Brasil. Em seguida, vai conseguir levar ar frio e umidade para Mato Grosso.

“Na maior parte da estação, dias de sol e tardes quentes. Mas julho reserva frentes frias de forte intensidade. Na virada de junho para julho, já devemos ter a passagem de uma frente fria, podendo provocar uma precipitação, aumento de nuvens e queda de temperatura”, afirmou.

Clima Tempo

inverno frio 2022

Ela detalha que em julho duas ondas intensas de frio devem marcar o inverno, sendo uma delas já na primeira quinzena do mês. “A primeira onda de frio vem aí na primeira quinzena, e a segunda no fim do mês. Essas duas ondas de frio poderão provocar temperaturas realmente baixas no Estado de Mato Grosso, ficando várias áreas do estado com menos de 10ºC”, aponta a previsão.

Contudo, em agosto os mato-grossenses irão sentir as altas temperaturas e praticamente nenhuma chuva.

“E em setembro, algumas pancadas de chuva começam a acontecer especialmente nessa parte do Centro-Oeste, do sul de Mato Grosso. E setembro também reserva onda de calor na segunda quinzena do mês” disse.

Ainda de acordo com Desirée, a segunda quinzena de setembro contará com as temperaturas mais elevadas da estação.

O período seco já começou no Centro-Oeste e a tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, os índices podem ficar abaixo de 30%.

Fonte: RD News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!