
Um terremoto de grande magnitude e fortes réplicas devastaram a região leste do Afeganistão na noite de domingo (31), deixando pelo menos 800 mortos e 2.755 feridos nas províncias de Kunar e Nangarhar, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (1º) pelas autoridades talibãs.
O epicentro foi localizado a 27 km da cidade de Jalalabad, na província de Nangarhar, a oito quilômetros de profundidade. O tremor principal ocorreu às 23h47 (horário local) e foi seguido por pelo menos duas réplicas de magnitude 5,2, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O impacto foi sentido em várias regiões, inclusive na capital, Cabul, e em cidades do vizinho Paquistão, como Islamabad. Estima-se que mais de 1,2 milhão de pessoas tenham percebido movimentos sísmicos fortes ou muito fortes.
Siga a nossa página do altogarcas.com noFacebook.
Saiba tudo do nosso site na pagina do Twitter.
Faça parte do nosso grupo de notícias noTelegram
Casas destruídas e vítimas sob escombros
Grande parte das moradias na região, construídas em barro e pedra, não resistiu ao impacto e colapsou, deixando centenas de famílias desabrigadas e soterradas. As autoridades temem que o número de vítimas aumente conforme avançam os resgates em vilarejos remotos, de difícil acesso e quase sem comunicação.
“O número de mortos e feridos é significativo, mas como a área é de difícil alcance, nossas equipes ainda seguem no local”, afirmou Sharafat Zaman, porta-voz do Ministério da Saúde.
O governo talibã reconheceu oficialmente a gravidade do desastre. “Lamentavelmente, o terremoto de ontem à noite causou mortes e danos materiais em algumas de nossas províncias orientais”, declarou Zabihullah Mujahid, porta-voz oficial, em publicação na rede X (antigo Twitter).
Desafios para resgate e ajuda humanitária
Em Kunar, a província mais atingida, estradas danificadas e deslizamentos de terra bloquearam rotas fundamentais, dificultando a chegada de equipes de emergência e a evacuação dos feridos.
“Centenas de lesionados foram levados a hospitais, mas esperamos que esse número cresça nas próximas horas, à medida que o socorro alcance as áreas rurais”, disse Najibullah Hanif, chefe de informação provincial.
Já em Nuristão, embora fortes tremores tenham sido sentidos, as autoridades locais afirmaram que, até o momento, não há confirmação de vítimas ou danos materiais.
CLICK NO BANNER PARA SEGUIR A WEB-TV JCN
—————————————–
Histórico de tragédias sísmicas
O Afeganistão é considerado um dos países mais vulneráveis a terremotos por estar localizado no encontro das placas tectônicas indiana e euroasiática. A região do Hindu Kush, na fronteira com o Paquistão, já foi palco de diversos tremores devastadores nas últimas décadas.
Em 2023, uma sequência de abalos no oeste do país deixou mais de mil mortos. A precariedade da infraestrutura, a geografia montanhosa e a dispersão das aldeias dificultam a coordenação de respostas emergenciais.
As autoridades alertam para o risco de novas réplicas e pedem que a população colabore com os esforços de resgate, que continuam em meio a condições adversas.
(Com informações da EFE)
Fonte: GAZETA BRASIL