Não será um hospital: Centro em Rondonópolis trará avanços em prevenção

No fim do mês de março deste ano foi anunciado que Rondonópolis terá um Centro de Prevenção e Diagnóstico, que funciona como uma espécie de extensão do Hospital do Câncer de Barretos na cidade. A construção ficará a cargo do Governo do Estado e o Município fez a doação da área onde será instalado o centro, no caso na região ao fundo da UFR. Equipamentos e equipes serão do Hospital do Câncer de Barretos. O local atenderá a população de toda a região.
O centro não será um hospital de câncer, já que não ofertará tratamento. O foco do serviço é a prevenção e o diagnóstico. “Será se muita importância para a cidade e região, já que irá contribuir para prevenção com exames e consultas e para um diagnóstico precoce. Hoje sabe-se que 75% dos casos de câncer detectados poderiam ser resolvidos e curados com a identificação precoce. Infelizmente, a deficiência na prevenção e diagnósticos demorados fazem com que muitas pessoas somente detectem o câncer em estágios avançados, o que prejudica o tratamento e a cura da doença. Com um centro de diagnóstico com a experiência e os protocolos avançados do Hospital do Câncer de Barretos será um importante ganho para Rondonópolis”, explicou a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Analy Polizel, que firmou acordo para que estudantes de medicina da universidade realizem estágios no local.
O morador de Rondonópolis, Wilson Matos de Oliveira, 75 anos, contou que conseguiu evitar um câncer de próstata justamente com o atendimento de prevenção e diagnóstico precoce do Hospital do Câncer de Barretos. Ele foi atendido em Rondonópolis na carreta do Hospital do Amor, teve detectada a alteração e foi encaminhado para o Hospital do Câncer de Barretos, onde pode fazer inúmeros exames especializados em equipamentos com tecnologia de ponta. “Hoje estou bem e devo isso ao trabalho do Hospital do Câncer de Barretos.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
———————————————————————————
Valdir Correia, presidente da Associação Amor de Voluntários de Combate ao Câncer de Mato Grosso (AADCC), também reforçou o quanto Rondonópolis e toda a região será beneficiada com a instalação do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer na cidade.
“Hoje sabemos que a rede pública tem dificuldades na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer e, com o centro, em Rondonópolis a população terá acesso a exames especializados e equipe experiente. É um ganho imenso para a região porque a descoberta da doença em fase inicial é muito importante”. “Importante dizer que esse centro não vem sobrepor ao trabalho da Santa Casa aqui, são coisas complementares”, reforçou.