DestaqueMundoPolítica

MUNDO – Israel realiza a quinta eleição em três anos nesta 3ª feira Veja

A expectativa é que seja uma disputa acirrada entre o partido de direita Likud e seus oponentes

Os eleitores em Israel vão às urnas nesta terça-feira, 1º, para eleger os 120 integrantes do Parlamento do país. Este é o quinto pleito legislativo em pouco mais de três anos.

A expectativa é que seja uma disputa acirrada entre o partido do ex-premiê Benjamin Netanyahu e seus oponentes, liderados pelo primeiro-ministro interino, Yair Lapid.

A dissolução do Parlamento israelense foi anunciada em 20 de junho pelo então primeiro-ministro do país, Naftali Bennett. Ele deixou o cargo em julho. Foi substituído por Lapid, que atuava como ministro das Relações Exteriores.

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
———————————————————————————

Para tirar do poder o então premiê Benjamin Netanyahu depois de 12 anos no cargo, Lapid e Bennett formaram uma coalizão de oito partidos em junho de 2021. O novo governo incluiu siglas árabes de direita, liberais e muçulmanos.

A aliança era considerada frágil por especialistas desde o início em razão da divisão sobre questões políticas, como o conflito Israel-Palestina. Alguns integrantes da aliança abandonaram o governo em abril de 2022. Com isso, o grupo perdeu a maioria parlamentar.

Com um avanço da direita consolidado nas pesquisas eleitorais e a possibilidade do sumiço de partidos importantes do Congresso, o país continua dividido pela mesma figura dominante da política israelense: o ex-premiê Binyamin Netanyahu.

Netanyahu quer voltar a ocupar o cargo de primeiro-ministro. O ex-premiê disse desejar que seu partido, o direitista Likud, conquiste a maioria no Parlamento — pelo menos 61 assentos — para formar um governo de direita com aliados.

No sistema parlamentarista de Israel, tão importante quanto a capacidade de negociar com os demais partidos para formar maioria ― o que significa conquistar, no mínimo, 61 cadeiras ― é conquistar uma margem de segurança que permita manter o gabinete em caso de turbulência, algo que ninguém conseguiu fazer desde 2019.

Fonte: Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!