AgronegócioCidadesDestaqueMato Grosso

Pesquisas são desenvolvidas para melhorar produção de mandioca após diminuição da área de cultivo em MT

De acordo com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, a queda da área aconteceu devido à falta de materiais de propagação produtivos.

Pesquisas estão sendo desenvolvidas para melhorar a produção de mandioca após diminuição da área de cultivo em Mato Grosso. De acordo com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), nos últimos dez anos, a área de cultivo diminuiu de 38 mil hectares para 18 mil hectares.

A Empaer disse que a queda da área aconteceu devido à falta de materiais de propagação produtivos e uma pesquisa desenvolvida pela empresa pretende realizar recomendações técnicas, para que os produtores que apostarem na cultura tenham mais garantias de ter bons resultados.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com noFacebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias noTelegram

Um campo experimental de Acorizal, a 59 km de Cuiabá, atualmente conta com 100 materiais de mandioca, sendo de mesa e de indústria, segundo a pesquisadora da Empaer, Dolorice Moreti.

“Nós já avaliamos diversos deles e, nos últimos anos, nós estamos com a avaliação em campo de 24 materiais de mandioca de mesa e 16 materiais de indústria”, disse.

De acordo com a pesquisadora, a média geral de produção de mandioca está em torno de 15 toneladas por hectare.

“Os materiais que menos produziram, até o momento, foram cerca de 15 a 20 toneladas, mas temos materiais aqui que variam de 40 a 60 toneladas”, contou.

Segundo a Empaer, para comprovar que as raízes estão em época favorável a colheita, é necessário que dois processos sejam realizados, o de cozimento e pesagem.

Para comprovar a qualidade e época de colheita da mandioca, elas são cozidas e pesadas.  — Foto: TVCA

Para comprovar a qualidade e época de colheita da mandioca, elas são cozidas e pesadas. — Foto: TVCA

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————
Na primeira etapa, as mandiocas de mesa cozinham na água durante 30 minutos e caso elas fiquem macias, é porque estão prontas para serem colhidas. Já na pesagem, as mandiocas de indústria são colocadas em uma estrutura de campo, composta por uma balança e um balde com água embaixo, para que a quantidade de amido, que tem na raiz, seja medida.

“O teor de amido é correspondente a quantidade de rendimento que uma mandioca dá em relação a produção de farinha”, concluiu Dolorice.

Fonte: G1MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!