MT deve ter 3 safras no ano com projeto de irrigação de lavoura, diz secretário
Em até um década, Estado deve chegar a 1 milhão de hectares irrigados; pesquisa mapeia aquíferos

Com ajuda da tecnologia relacionadas à irrigação Mato Grosso pode ter num futuro próximo uma terceira safra de grãos no ano. A expectativa é chegar a 1 milhão de hectares irrigados em 10 anos. A novidade foi antecipada pelo secretário-adjunto de Investimentos e Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Anderson Lombardi. Segundo ele, a pasta investe em uma pesquisa de irrigação que vai mapear os aquíferos e aumentar o potencial do estado.
O investimento se fez necessário diante da estiagem enfrentada pelos produtores rurais de Mato Grosso no fim do ano passado, com fortes efeitos do El Niño. Com as alterações climáticas e a seca castigand as lavouras, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) estima uma quebra de safra, com uma redução de 21% na produção.
Agro Bayer
“O estado vem fazendo um investimento em pesquisa, porque hoje não temos informações sobre quantidade e qualidade dos nossos aquíferos. O objetivo desta pesquisa é potencializar, desenvolver, apoiar e fornecer informações para que os produtores possam utilizar os recursos hídricos do estado”, disse em entrevista ao Rdtv, o canal de notícias do portal .
Para isso, um edital foi publicado e o chamamento público foi vencido pelo Instituto Mato-grossense do Feijão, Pulses, Colheitas e Especiais de Irrigação (Imafir), que será responsável pela pesquisa, em parceria com Universidade Federal de Viçosa (UFV), UFMT e Unemat.
O investimento é de R$ 7,5 milhões na primeira fase do projeto, a qual é realizada nas bacias do Rio das Mortes e do Alto Teles Pires. A segunda fase abrange os demais polos do estado. A pesquisa é prevista para durar três anos, em suas duas fases. A segunda fase terá início com a entrega dos resultados da primeira fase.
“Com os estudos, vamos pode fazer de forma mais rápida a liberação da ortoga da utilização dessa água, seja ela de superfície ou nos aquíferos. E no máximo em 10 anos teremos uma terceira safra em Mato Grosso, que será o único estado do mundo a ter três safras durante o ano”, explica.
Além da terceira safra, o projeto vai beneficiar períodos de escassez de chuva, com alterações climáticas, como temos vivido em Mato Grosso. Nesses casos, poderá ser usada a irrigação.
Fonte: RD News