DestaqueMato GrossoSaúde

SAÚDE EM ALERTA – Dois casos suspeitos de varíola dos macacos são registrados em Cuiabá

Ambos viajaram para a região Sudeste e, logo após o retorno, apresentaram sintomas da doença

Dois homens, de 34 e 29 anos, estão em observação com suspeita de infecção por Varíola dos Macacos em Cuiabá. Os pacientes já passaram por exames, mas seguem em isolamento e sendo monitorados desde a última terça (26). As coletas foram enviadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen), que deve entregar os resultados em 10 dias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os homens realizaram viagens a cidades da região Sudeste, foco da doença no Brasil, há cerca de 21 dias. Ao retornarem, apresentaram os sintomas principais da doença, como dores no corpo, de cabeça e feridas na pele.

“Diariamente, a equipe de Vigilância realiza o monitoramento dos casos suspeitos, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio. Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade”, informou a pasta.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) explicou que os exames para confirmação ou não dos casos já estão no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e serão encaminhados para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional para análise do material.

“A Secretaria destaca que todas as medidas disponíveis de controle já foram tomadas. O órgão estadual pontua que os casos suspeitos são leves e não necessitam de internação”, diz trecho da nota.

Os dois homens infectatos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões, o que deve contabilizar de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias.

Emergência de saúde pública

No Brasil já existem 978 casos confirmados da varíola dos macacos, segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta quinta (28), sendo que os estados de São Paulo (744) e Rio de Janeiro (117) concentram o maior número de casos.

No último sábado (23), a varíola dos macacos foi declarada emergência de saúde pública de interesse internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A decisão foi tomada baseado no aumento de casos em vários países, o que aumenta o risco de uma disseminação internacional.

Segundo o ministério, está sendo executada uma articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes.

Fonte: RD New

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!