
Miguel Uribe, senador colombiano e pré-candidato à presidência do país, morreu nesta segunda-feira após ter sido baleado na cabeça em junho durante um comício em Bogotá. Com 39 anos, era um dos principais nomes da oposição ao governo vigente e figurava como um dos favoritos nas próximas eleições na Colômbia.
Ele tinha uma história familiar marcada pela política e pela tragédia: era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista que foi sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín.
Siga a nossa página do altogarcas.com noFacebook.
Saiba tudo do nosso site na pagina do Twitter.
Faça parte do nosso grupo de notícias noTelegram
Quem é Uribe?
Órfão de mãe por culpa do famoso chefe do narcotráfico Pablo Escobar, o senador e pré-candidato à Presidência da Colômbia Miguel Uribe, que foi vítima há dois meses de um ataque a tiros, conquistou espaço entre os líderes da direita colombiana apesar de sua pouca idade.
Em 25 de janeiro de 1991, Uribe, que na época tinha quatro anos, perdeu sua mãe, a famosa jornalista Diana Turbay, durante uma viagem na qual supostamente entrevistaria um líder com exclusividade.
Entretanto, a entrevista era uma armadilha de Pablo Escobar, que a manteve sequestrada como mecanismo de pressão para evitar a extradição de traficantes colombianos para os EUA. Durante uma confusa operação de resgate, Urbay morreu e deixou órfãos Miguel e sua irmã María Carolina.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
CLICK NO BANNER PARA SEGUIR A WEB-TV JCN
—————————————–
Os fatos são narrados pelo Nobel de Literatura Gabriel García Márquez no romance “Notícia de um Sequestro”, que inclui uma menção ao pequeno Miguel durante a angustiante espera de cinco meses entre o sequestro e a morte.
Integrante de uma família com história na política colombiana — seu avô Julio César Turbay foi presidente entre 1978 e 1982 — Uribe estudou em uma das melhores escolas de Bogotá, formou-se em Direito e fez mestrado na Universidade Harvard.
Ele foi vereador de Bogotá, secretário de governo e candidato à prefeitura da capital. Em 2022, foi eleito senador pelo partido de direita Centro Democrático e, no ano passado, anunciou que disputaria a Presidência.
Durante um ato de campanha em um bairro popular de Bogotá, o político de 39 anos foi atingido por tiros disparados supostamente por um criminoso de 15 anos. Minutos antes dos tiros, ele recordou a mãe em um discurso para convencer aqueles que o escutavam de que é uma pessoa que viveu a violência “na própria pele”.
Fonte: OGLOBO