Mato Grosso: Mais de 369 mil eleitores já baixaram a versão digital do título

O aplicativo e-Título, versão digital do título de eleitor, já foi baixado por 369.886 pessoas em Mato Grosso. Do total de 2.389.362 eleitores mato-grossenses, este número representa 15,44%.
Em comparação com março de 2022, quando foi registrado o total de 308.065 pessoas com o título digital, houve aumento de 20% no número de downloads. Em todo o país, já são mais de 26 milhões de pessoas.
Tendo o título na palma da mão, o eleitor tem acesso a diversos serviços. Entre eles, está a possibilidade de se inscrever para atuar como mesário voluntário.
Com o e-Título, o eleitor que fez o cadastro biométrico pode levar apenas o celular ou tablet no dia das eleições e abrir o aplicativo para votar. Já o eleitor que ainda não fez o cadastro da digital, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.
Além disso, a ferramenta permite o acesso rápido e fácil às informações cadastradas na Justiça Eleitoral, como: zona eleitoral, local de votação, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.
O eleitor pode ainda justificar o voto caso não esteja no domicílio eleitoral no dia da eleição, emitir guia de multa por ausência ao pleito, entre outras funcionalidades.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, o e-Título é uma forma de facilitar o acesso do cidadão às informações.
“Nesta era digital, soluções como esta são essenciais para desburocratizar o processo, praticamente todas as pessoas têm acesso a um smartphone. Além de trazer comodidade ao eleitor, temos que destacar a redução do uso de papel, um dos objetivos da Justiça Eleitoral na área de sustentabilidade”.
FONTE: A Tribuna MT