DestaqueMato GrossoTSE

Mais de 107 mil eleitores têm título cancelado em Mato Grosso

A regularização pode ser feita presencialmente nos cartórios eleitorais ou pelo site do TSE, na área de autoatendimento.

Mais de 107 mil eleitores em Mato Grosso tiveram seus títulos cancelados por não regularizarem a situação até o prazo limite de 19 de maio. Esse número, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), corresponde a 4,13% do eleitorado apto no estado, estimado em 2 milhões e 59 mil pessoas.

Em nível nacional, a situação é similar, com mais de cinco milhões de títulos cancelados, o que representa 3,17% do eleitorado total do país, que hoje conta com cerca de 159 milhões de eleitores.

A principal razão para esses cancelamentos foi a ausência não justificada em três eleições consecutivas, considerando cada turno e as eleições suplementares. Em Mato Grosso, 5.074 eleitores conseguiram regularizar sua situação dentro do prazo estabelecido.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com noFacebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias noTelegram

Consequências do cancelamento

Segundo Breno Gasparoto, coordenador jurídico-administrativo da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso, o cancelamento do título eleitoral acarreta a perda de uma série de direitos civisEntre as restrições, estão a impossibilidade de votar, de ser votado, de emitir ou renovar passaporte e carteira de identidade, e de tomar posse em cargo público.

Gasparoto ressaltou que, com o título cancelado, o cidadão ficará impedido de votar nas próximas eleições. Para que o exercício do direito ao voto seja possível, a situação deve ser regularizada até o encerramento oficial do cadastro eleitoral, em 6 de maio de 2026.

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

—————————————–

 

A regularização pode ser feita presencialmente nos cartórios eleitorais ou pelo site do TSE, na área de autoatendimento. No entanto, após o cancelamento, o procedimento exige a apresentação de mais documentos, como comprovantes de residência e identidade.

 

Fonte:   Cenario/MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!