DestaqueEconomiaGovernoNacional

Lula reúne líderes do governo para traçar estratégia e tentar salvar MP que eleva tributos

Medida provisória precisa aprovada até as 23h59 desta quarta pela Câmara e pelo Senado para não perder a validade. Texto substitui aumento do Imposto sobre Operações Financeiras.

O presidente Lula almoçou com líderes do governo no Palácio do Planalto na quarta-feira (8). O assunto do almoço foi a medida provisória que eleva tributos e substitui o decreto que elevava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) participaram, ao lado dos senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (PT-AP) e do deputado José Guimarães (PT-CE).

O governo teme que a MP perca validade sem ser votada, o que representaria uma perda de ao menos R$ 17 bilhões no orçamento do próximo ano.

A MP precisa ser aprovada até as 23h59 desta quarta-feira pela Câmara e pelo Senado para não perder a validade. Na véspera, o texto passou em uma comissão especial.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com noFacebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias noTelegram

Após o almoço com Lula, Gleisi Hoffmann compartilhou mensagem em suas redes sociais defendendo a aprovação da medida.

“Hoje o Congresso Nacional vota a Medida Provisória 1303, para cobrar imposto dos super ricos e garantir recursos de programas sociais importantes para a maioria da população no orçamento do ano que vem. Há setores trabalhando contra a aprovação, calculando que teriam benefícios eleitorais com uma derrota do governo. Na realidade, seria uma derrota para o Brasil e para a população. É o interesse público, e não o de setores privilegiados, que deve prevalecer nessa importante votação”, escreveu.

 

A medida foi em junho e eleva uma série de impostos.

A MP faz parte da estratégia do governo para equilibrar as contas públicas em 2026, ano eleitoral.

A aprovação da medida é considerada pela equipe econômica essencial para o governo fechar o Orçamento do próximo ano.

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————


—————————————–

Cabo de guerra, avalia governo

 

A avaliação do governo é a de que a MP virou um campo de disputa para a oposição que não quer abrir espaço no orçamento do próximo ano, um ano eleitoral.

Além disso, o Planalto avalia que a crise com o PP e o União Brasil, que querem desembarcar do governo mesmo tendo ministros nomeados na Esplanada, atrapalha.

O União Brasil se incomodou com a insistência do ministro Celso Sabino (Turismo) em continuar no governo, mesmo após reiteradas orientações da cúpula do União para que deixasse o cargo. Sabino está enfrentando um processo dentro do União.

O PP também está buscando punir o ministro André Fufuca (Esporte). Ele anunciou que manteria seu cargo no governo e não deixaria a pasta. O PP optou ntão por afastá-lo do diretório estadual do Maranhão.

Presidente Lula (PT) — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidente Lula (PT) — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!