DestaqueNacionalPolítica

Janela Partidária: Políticos poderão trocar de partido a partir desta quinta

Tem início nesta quinta-feira (3) o período conhecido como janela de migração partidária, ou simplesmente janela partidária, quando deputados estaduais e federais poderão trocar de partido sem correrem o risco de sofrer penalidades, como a perda do mandato eletivo, já que no caso dos parlamentares, incluindo aí os vereadores, a Justiça tem o entendimento de que esses mandatos pertencem ao partido e não ao titular do mandato. Essa chamada janela vai até 1º de abril e muitos devem se aproveitar do período para mudar de partido ou se filiar a um de olho em disputar um cargo eletivo esse ano.

Um que deve definir sua vida partidária em breve é o deputado federal José Medeiros, do Podemos, partido que tem como pré-candidato a presidente o ex-juiz Sérgio Moro. Como Medeiros é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), é natural que o deputado use o período para buscar uma sigla onde possa fazer campanha para seu candidato. Mas, caso Moro recue de sua candidatura, e o Podemos decida por apoiar Bolsonaro, ele pode ficar onde está. Caso contrário, terá que procurar abrigo no PL ou até no novo União Brasil, mas também poderia ir para o PTB.

Em nível estadual, o primeiro que já anunciou sua mudança de partido é Delegado Claudinei, que deixa o PSL e vai para o PL, do senador Wellington Fagundes e de Bolsonaro (veja na página 16). A filiação do parlamentar estadual será em evento político em que se espera que sejam anunciadas as filiações de outras figuras da política local, como a do ex-vereador Rodrigo da Zaeli, que pode deixar o PSDB para disputar o voto do eleitorado conservador da cidade para deputado federal.

Outros políticos com mandato deverão aproveitar a janela partidária para mudar de legenda e essa mudança, por sua vez, deve definir para onde irão aqueles que pretendem disputar um cargo eletivo e que para isso precisam se filiar a um partido político para darem vida aos seus projetos.

FONTE: A Tribuna
Por: Denilson Paredes

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!