
Durabilidade é um dos requisitos primordiais para aquisição de qualquer veículo, mas é essencial quando se tratam de caminhões, que precisam rodar grandes distâncias todos os dias, transportando pesadas cargas.
E um Iveco Stralis produzido em 2009 segue sendo um exemplo de durabilidade, ao se aproximar dos 1 milhão e 800 mil quilômetros, com seu motor FPT Cursor 13 recebendo apenas as manutenções preventivas, como revisões, trocas de óleo e filtro do motor, sem que nunca tenha sido necessário abrir o propulsor.
O motorista, Leopoldo Cardoso, faz duas viagens ao mês com o resistente caminhão, com a Bahia como destino. Para ele, a confiabilidade da motorização garante uma rodagem tranquila, razão que só trouxe alegria em 13 anos de estrada.
“Desde que o caminhão era novo, faço as trocas de óleo lubrificante somente dentro da concessionária. Recentemente, revisei o motor. Além disso, só utilizo óleo na especificação e diesel S-10, cuidando sempre da temperatura”, aponta Leopoldo.
A manutenção do nível de óleo é elogiada pelo profissional, que acumula 1.747.000 quilômetros rodados no hodômetro do Iveco Stralis. Cuidando bem do caminhão e do motor, Leopoldo tem tido baixo custo com manutenções, já que roda uma média de dez mil quilômetros por viagem.
“Puxo carga fracionada para a Bahia e desço com frutas para Curitiba, com peso em torno de 17 a 20 toneladas. O FPT Cursor 13 é excelente, mas claro, é preciso ter os devidos cuidados, manutenção adequada e peças boas. Se for pra eu trocar de caminhão, será por um Iveco 4×2 380 igual a esse”, revela o caminhoneiro.
O supervisor de pós-vendas da concessionária Iveco Florença, Raphael Cardozo, conta que desde que adquiriu o Stralis, Leopoldo é um parceiro frequente, sempre realizando os serviços na oficina da concessionária.
O cliente também é um importante formador de opinião, ressaltando a importância da manutenção e da rede de concessionários no atendimento.
“O sr. Leopoldo é um cliente fiel, que valoriza o atendimento e a qualidade de serviço. Além disso é um formador de opinião, que em todas as oportunidades aproveita para falar do produto e de nossa concessionária”, afirma Cardozo.
Para o especialista de Marketing de Produto da FPT Industrial, Edinilson Almeida, depoimentos como o de Leopoldo comprovam a qualidade dos motores, além de ser um valioso canal de relacionamento. A proximidade da marca do Iveco Group com os clientes também ajuda a entender as necessidades de cada tipo de missão.
“Como marca presente em diferentes segmentos, como o on-road, a FPT Industrial valoriza muito as vozes dos clientes. São eles que medem a qualidade final do nosso trabalho e nos ajudam a construir produtos cada vez melhores e preparados, seja qual for a aplicação”, afirma Almeida.
Fonte: Blog do Caminhoneiro