INMET emite alerta amarelo de baixa umidade com risco de incêndios em Alto Garças, Rondonópolis e Região
INMET emite alerta de perigo potencial

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para Alto Garças, Rondonópolis e outras cidades da Região Sudeste Mato-grossense. O aviso, válido entre 16 de julho de 2025, às 03h e 17 de julho de 2025, às 03h, destaca o baixo risco de incêndios florestais e danos à saúde.
Segundo o instituto, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% em Rondonópolis – índice inferior aos 60% considerados ideais pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O INMET divide os alertas de baixa umidade em três níveis de severidade:
- Perigo potencial (amarelo)
- Perigo (laranja)
- Grande perigo (vermelho)
As cidades que devem ser atingidas pelo alerta amarelo de baixa umidade, segundo o órgão são:
- Rondonópolis – MT
- Alto Araguaia – MT
- Alto Garças – MT
- Alto Taquari – MT
- Araguainha – MT
- Campo Verde – MT
- Dom Aquino – MT
- General Carneiro – MT
- Guiratinga – MT
- Itiquira – MT
- Jaciara – MT
- Juscimeira – MT
- Pedra Preta – MT
- Pontal do Araguaia – MT
- Ponte Branca – MT
- Poxoréu – MT
- Primavera do Leste – MT
- Ribeirãozinho – MT
- São José do Povo – MT
- São Pedro da Cipa – MT
- Tesouro – MT
- Torixoréu – MT
Siga a nossa página do altogarcas.com noFacebook.
Saiba tudo do nosso site na pagina do Twitter.
Faça parte do nosso grupo de notícias noTelegram
Veja as recomendações da Defesa Civil para o período de baixa umidade:
- Beba bastante água mesmo se estiver sem sede.
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h.
- Evite banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use um hidratante.
- Use umidificadores de ar em casa e no trabalho. Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama.
- Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
—————————————–
Veja as recomendações da Defesa Civil para respirar melhor:
- Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de poeira, ácaros e fungos.
- Na hora da limpeza, prefira pano úmido a vassoura para não levantar pó.
- Evite ambientes onde há fumaça de cigarro.
- Não queime lixo nem provoque queimadas.
Em caso de problemas respiratórios:
Procure um posto médico. Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190). Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à CEMIG pelo telefone 116.
Fonte: INMET