CidadesMato GrossoRondonópolisTecnologia

Só em 2026: Rondonópolis ainda longe de ter internet 5G Veja e entenda

O 5G promete promover uma verdadeira transformação na forma como as pessoas e organizações se relacionam

Rondonópolis ainda terá que esperar um bom tempo para ver a internet 5G virar realidade na cidade. Isso porque, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabelece o prazo para que as empresas instalem a tecnologia em Rondonópolis até o dia 31 de julho de 2026. As informações são da própria Anatel.

Três operadoras vão atuar em Rondonópolis – Claro, Telefônica (Vivo) e TIM. Além da disponibilização da tecnologia 5G, com prazo até 2026 para entrar em funcionamento, está estabelecido pela Anatel que a tecnologia 4G deve começar a ser implantada nas localidades de Nova Galileia, Boa Vista e Anhumas até 31 de dezembro de 2023.

Nesta data, 10% do sistema deve estar implantado. As empresas terão, no entanto, até 31 de dezembro de 2028 atingir 100% do sistema.

As datas, de acordo com a Anatel, foram definidas da seguinte forma: as capitais e o Distrito Federal deveriam começar a ser atendidos com a tecnologia 5G em 31 de julho deste ano e até julho de 2024, as operadoras devem atender as capitais com, no mínimo uma antena para 30 mil habitantes.

Em 31 de julho de 2025 é o prazo para a implantação da tecnologia em cidades com 500 mil habitantes acima. Os municípios de 200 mil a 500 mil habitantes devem ser atendidos até 31 de julho de 2026. Em 31 de julho de 2027, é a vez das cidades com 100 mil habitantes. E a partir de 2028 devem começar a receber a tecnologia municípios com 30 mil habitantes.

Cuiabá, por exemplo, deve receber a tecnologia 5G até 28 de outubro. A Anatel decidiu ampliar por mais 60 dias o prazo para que as operadoras implantem o sinal para a cidade. Outras 14 capitais devem receber na 5G na mesma data.

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

————————————————————————————

Tal medida foi necessária, segundo a Agência, para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Permanece a possibilidade de antecipação por decisão do Gaispi, mesmo nessas cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF.

De acordo com a Anatel, a tecnologia 5G promete massificar e diversificar a Internet das Coisas (IoT) em setores como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola – entre tantos outros.

No decorrer de sua implantação, deverão ser desenvolvidas aplicações inovadoras que aproveitem o potencial tecnológico das novas redes para introduzir serviços que ampliem a eficiência dos mais diversos setores da economia e beneficiem a sociedade.

O 5G vai consolidar e diversificar conceitos como Internet das Coisas e aprendizagem de máquina em tempo real, promovendo uma verdadeira transformação na forma como as pessoas e organizações se relacionam.

FONTE: A Tribuna MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!