DestaqueGripe AviáriaMato Grosso

Gripe aviária: MT adota barreira sanitária e abate de aves

As medidas de erradicação e as ações de vigilância no município de Campinápolis após a confirmação do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), gripe aviária, no domingo (8) já estão sendo adotadas. Entre elas o abate sanitário de todas as aves existentes no local e a desinfecção completa da área contaminada.

Como informado pelo Canal Rural Mato Grosso no  domingo (8), o caso foi detectado em uma criação doméstica de aves de subsistência e é o primeiro confirmado em Mato Grosso.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade diante da suspeita e coletou amostras para análise laboratorial, as quais resultaram positivas para a gripe aviária.

O Ministério informa ainda que é o quarto foco da doença em aves de subsistência detectado no Brasil.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com noFacebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias noTelegram

Em nota, “o Mapa esclarece que, no raio detectado, não há estabelecimentos avícolas comerciais”.

Medidas adotadas contra a gripe aviária

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), informa que medidas sanitárias necessárias estão sendo adotadas desde o momento em que a suspeita foi informada ao Serviço Veterinário Oficial.

Equipes do Instituto já se deslocaram para Campinápolis para inspecionar as propriedades, em um raio de 10 quilômetros, do local afetado.

Entre outras medidas adotadas para combater o vírus da gripe aviária estão o estabelecimento de barreira sanitária na propriedade afetada para impedir o trânsito de animais, materiais e equipamentos potencialmente contaminados; abate sanitário de todas as aves existentes no local; e a desinfecção completa da área contaminada.

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

—————————————–

O Ministério da Agricultura e Pecuária ressalta ainda em sua nota que “o foco confirmado em aves de subsistência também não altera o período de 28 dias de vazio sanitário após a desinfecção da área em Montenegro (RS), onde foi confirmado um foco de gripe aviária em um matrizeiro de aves comerciais”.

O Indea também reforça que não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango ou ovos, e os alimentos podem ser consumidos com segurança.

 

Fonte: Pensar agro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!