CidadesDestaqueEconomiaNacionalPolítica

Governo Lula quer retomar compra de energia da Venezuela VEJA E ENTENDA

Petista tem o objetivo de aproximar o Brasil de Caracas

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva estuda retomar a compra de energia da Usina Hidrelétrica de Guri, na Venezuela, para o abastecimento do Estado de Roraima. Ele proferiu a declaração na segunda-feira 8, durante entrevista à CNN Brasil.

De acordo com Silveira, o objetivo é restabelecer o diálogo com Caracas, já que o Estado de Roraima é o único que ainda se mantém desconectado do sistema interligado de energia nacional. A maior parte do atendimento aos consumidores locais ocorreu até o começo de 2019, por meio da transferência de energia do Linhão de Guri.

O objetivo de Lula

Jair Bolsonaro Estados Unidos
Interrupção de energia a Roraima ocorreu durante o governo Bolsonaro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O fornecimento de energia em Roraima foi interrompido durante os apagões históricos na Venezuela, que ocorreram nos primeiros meses do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O abastecimento não voltou a acontecer.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com no Facebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram

O contato, que era quase inexistente entre o Brasil e a Venezuela, tornou-se mais difícil nos últimos anos. Isso porque o governo brasileiro rompeu com a ditadura bolivariana.

Porém, no entendimento do ministro, o “extremismo ideológico” prejudicou os consumidores brasileiros como um todo. Depois do corte, Roraima passou a contar com usinas termelétricas movidas a óleo combustível e a gás natural. Em 2021, o governo Bolsonaro inaugurou mais uma termelétrica no Estado, a Jaguatirica II.

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

De acordo com Silveira, a energia proveniente da Venezuela custa cerca de R$ 100 por megawatt-hora (MWh) e tem um benefício ambiental, por ser totalmente renovável. “É uma insanidade deixarmos de usar energia limpa para queimarmos energia fóssil, é mais cara.”

Na segunda-feira 15, Silveira vai se encontrar em Brasília com o secretário-executivo da Associação Latino-Americana de Energia (Olade), Andrés Rebolledo, para discutir possibilidades de integração energética.

Fonte: Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!