Semeadura de algodão em MT está perto do fim com 96% de área plantada
O plantio está adiantado quase um mês mais cedo, segundo agricultor.

Líder na produção nacional da pluma, Mato Grosso está com a semeadura de algodão próxima do fim. Já estão plantadas 96,8% da área prevista de cultivo, considerando a primeira e a segunda safra.
Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o plantio está mais adiantado do que a safra anterior do ano passado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/G/4/5UBH8NRCKFCWmVzA3KWw/dsc-0326.jpg)
Plantio foi adiantado em quase um mês mais cedo em MT — Foto: Eliete Marques/G1
Em Primavera do Leste, a 241 km de Cuiabá, o agricultor Cristin Braun cultiva algodão irrigado na fazenda. O algodão entra na rotação com outras culturas, o que gera um esquema de controle de pragas e doenças, segundo ele.
“A gente planta soja, milho e algodão. Nesse manejo vamos fazendo essa rotação para a melhoria do solo e também para a rotação de cultura”, disse.
Para o produtor, a pluma está em um bom momento e a única preocupação é quanto ao preço dos insumos.
“Tanto o milho quanto o algodão estão em uma janela mais apropriada plantada quase um mês mais cedo. Então, acredito que este ano a perspectiva é melhor. A nossa parte estamos fazendo e a planta está desenvolvendo bem. Mas para a próxima safra, estamos preocupados com os preços dos insumos e de fertilizantes”, afirmou.
Quem plantou em janeiro, tem previsão de colheita no começo de agosto. Já quem fez a safra de verão em dezembro, a colheita inicia em meados de julho.