Embora o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, já tenha afirmado durante as coletivas virtuais que não trabalha com “futurologia”, o Governo de Mato Grosso se prepara para lidar com um agravamento e aumento nos casos de coronavírus nos próximos dias. O próprio titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES), reconhece que o pico de contágio da covid-19 deve acontecer entre a segunda quinzena deste mês e as primeiras duas semanas de maio.
Na última terça-feira (31 de março), ao responder questionamentos da imprensa, Figuereido ressaltou que não iria fazer nenhuma futurologia explicando que naquele momento eram 25 casos confirmados da doença no Estado.
À ocasião, o secretário foi questionado sobre quantos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) precisariam ser criados pelo Estado para atender a demanda de pacientes que devem ter diagnóstico posivio para a covid-19. Nesta sexta-feira (3), Mato Grosso já tem 41 casos confirmados de coronavírus e uma morte registrada no município de Lucas do Rio Verde. Um aumento de 46% em relação ao boletim com dados da última quarta-feira (1º).
“Dizer quantos precisariam ser criados é fazer uma futurologia que não vamos fazer. Nós não vamos desenhar nenhum cenário antes de chegarmos ao caso número 50 que é um número básico pra que a gente possa efetivamente jogar todas as condicionantes necessárias e traçar um possível cenário para o estado de Mato Grosso. O número de UTIs que temos é suficiente para o momento”, ressaltou.
Porém, logo depois, ainda na mesma transmissão, ele comentou sobre o cenário que a SES projeta para os próximos dias. “Nós temos uma previsão que a situação deve se agravar a partir da segunda quinzena de abril e início do mês de maio. Nós torcemos para que isso não aconteça, eu sou um cara otimista”, disse.
Na sequência, garantiu que a Secretaria Estadual de Saúde está atenta para a escalada do coronavírus em Mato Grosso, a exemplo de como vem ocorrendo em todo o País. “Nós estamos trabalhando para enfrentar o pior cenário, mas ainda acredito que o calor acolhedor de Cuiabá, de Mato Grosso possa fazer com que esse vírus tenha pouca resistência aqui. Mas pela torcida, pelo otimismo. Mas nem por isso vamos deixar de adotar todas as medidas necessárias para enfrentar na pior condição que essa epidemia possa nos causar”, enfatizou Figueiredo.
Recomendações
Ainda não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus.
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas como máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.
Presidente do MDB é preso pela PF em operação contra megatraficantes
8 horas atrás
Prefeito Interino de Alto Garças recebe visita ilustre de ex-prefeito Roland Trentini e Paulo Trentini
8 horas atrás
Creche Municipal Clemência Mendes de Oliveira realiza o 2º Dia da Família na Escola
14 horas atrás
Regiões de 25 estados brasileiros enfrentam onze alertas de declínio de temperatura, geada, acumulado de chuva, baixa umidade, chuvas intensas e ventos costeiros nesta sexta-feira
14 horas atrás
Réu é condenado a 225 anos de prisão por morte de mãe e 3 filhas em MT
19 horas atrás
Caso Heloysa: pai e filho investigados por morte de adolescente vão a júri popular em Cuiabá
19 horas atrás
Bebê de apenas três meses morre sob suspeita de asfixia em Barra do Garças
19 horas atrás
Motorista de aplicativo acusado de estuprar duas mulheres em corridas em Várzea Grande é preso
19 horas atrás
Servidor foragido após descoberta de fraude de R$ 21 milhões na Justiça de MT se entrega à polícia em Cuiabá
20 horas atrás
Acusado de matar mãe e 3 filhas que levou a mudança na lei de feminicídio participa de júri à distância em MT