Alto GarçasCidadesDestaqueEconomiaMato GrossoRegiãoRondonópolis

Região de Rondonópolis registra 9.449 novos postos de trabalho em outubro Alto Garças também na lista VEJA

A região de Rondonópolis apresentou 9.449 novos postos de trabalho em outubro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mesmo período, foram contabilizadas 9.709 demissões.

Entre os municípios com maior número de contratações destacaram-se Rondonópolis (4.555), Primavera do Leste (1.849) e Campo Verde (874). Por outro lado, Rondonópolis (4.496), Primavera do Leste (1.934) e Campo Verde (864) lideraram em número de desligamentos no período.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

No que diz respeito ao saldo — a diferença entre admissões e demissões — Rondonópolis (+59), Poxoréu (+40) e Itiquira (+29) foram as cidades que mais se sobressaíram.

Dos trabalhadores admitidos em outubro, 64,83% eram homens, enquanto 35,17% eram mulheres. O levantamento também aponta que 59,85% dos contratados possuíam ensino médio completo, e 29,81% tinham entre 18 e 24 anos de idade.

O setor de serviços foi o principal motor das contratações na região, responsável por 2.998 admissões no período.

Trabalho temporário em alta

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

                               ————————————————————————————

No âmbito do trabalho temporário, outubro registrou 103.209 contratações em todo o Brasil.

“As contratações temporárias no final do ano têm registrado um crescimento significativo, especialmente em setores que enfrentam alta demanda sazonal, como comércio e serviços. Para 2025, a expectativa é que essa tendência se mantenha, com as empresas cada vez mais apostando no trabalho temporário como uma solução estratégica para lidar com os picos de atividade e manter a flexibilidade nas operações”, avalia Regiane Barbosa, gerente regional da Employer Recursos Humanos de Rondonópolis.

Os municípios incluídos no levantamento foram Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Fonte: Estadão MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!