Falta de divulgação de editais em imprensa local traz dificuldades

Além dos problemas da falta de transparência do poder Executivo na divulgação de informações e das dificuldades nas fiscalizações a coordenadora executiva do Observatório Social de Rondonópolis (OSR), Tuliane Bessa Machado, apontou ainda que a não publicação dos editais de licitações, de concursos e seletivos, entre outros, em um jornal de circulação local como vem ocorrendo atualmente, além de não atender a legislação (Lei 8.666, que regulamenta a publicidade das licitações), dificulta ainda mais o acesso da população às informações.
“Não se encontra mais os editais em um jornal da cidade, como ocorria, e muitas pessoas ficam sem a informação necessária sobre obras, licitações e até mesmo sobre convocações de processos seletivos.
Isso prejudica não só o processo de acompanhamento dos gastos e emprego de recursos públicos, mas até mesmo o professor que passou em um processo seletivo e que perdeu a convocação por não ter acesso ao edital, ou o empresário que não participa de uma licitação porque não teve a informação da abertura e data do certame. Restringe a ampla participação de empresas”, avaliou.
Para ela, essa situação precisa ser repensada.
“O rondonopolitano tinha o hábito de verificar essas informações no jornal. Hoje, nem mesmo encontra em qual jornal está a publicação ou sabe onde procurar. O Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura está constantemente desatualizado e com as informações atrasadas e, com isso, muitos perdem”.