CidadesDestaqueEducaçãoMato Grosso

Estudantes da rede estadual de Mato Grosso retomam aulas com foco na permanência e aprendizagem

Campanha “Sua Presença Vale Muito”, da Seduc-MT, marca o início do segundo semestre com ações de combate à evasão escolar e fortalecimento da rede de apoio aos alunos

Após o recesso de julho, os estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso retornam às aulas ontem na terça-feira (22), dando início ao segundo semestre letivo de 2025. A retomada marca também a intensificação da campanha “Sua Presença Vale Muito”, iniciativa estratégica do programa “Nenhum Estudante a Menos”, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), com foco na recuperação da aprendizagem e combate à evasão escolar.

Realizada entre o segundo e o terceiro bimestre, a campanha mobiliza escolas e Diretorias Regionais de Educação em uma série de ações voltadas à identificação precoce de abandono escolar, acompanhamento individualizado, inclusão e engajamento da comunidade.

Segundo a coordenadora de Gestão de Rede da Seduc, Patrícia Carvalho, o trabalho começa no planejamento anual das escolas, que elaboram um plano de ação com acompanhamento constante. Cada unidade indica dois servidores como pontos focais, mas toda a equipe pedagógica e gestora é corresponsável pela execução da Estratégia de Busca Ativa Escolar.

Entre os instrumentos utilizados, estão o Sistema de Prevenção ao Abandono e a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI On-Line), que registram ações como convocação de responsáveis, escuta ativa, mediação com o Grêmio Estudantil e articulação com a rede de proteção. “Essa atuação diária, preventiva e proativa coloca as escolas na linha de frente do enfrentamento à evasão”, destacou Patrícia.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com noFacebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias noTelegram

Além das ações pedagógicas, a campanha conta com apoio de setores como saúde e assistência social, garantindo suporte mais amplo aos estudantes e suas famílias.

O secretário de Educação, Alan Porto, acompanha pessoalmente a mobilização e enfatiza que a proposta vai além de reduzir índices de evasão. “Queremos um ambiente escolar que acolha, estimule e transforme. Cada aluno que permanece na escola é uma conquista para todos nós”, afirmou.

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

—————————————–

Alan também reforçou que o segundo semestre será pautado por um esforço coletivo voltado à educação de qualidade e ao desenvolvimento integral dos estudantes. “Voltamos à rotina com os afazeres em dia, e as equipes estão preparadas para consolidar os conteúdos e enfrentar os novos desafios”, finalizou.

 

Fonte: Cenario/MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!