DestaqueMundoPolítica

Estados Unidos convocam Conselho de Segurança da ONU após Coreia do Norte lançar mísseis

Norte-coreanos dispararam ao menos três projéteis em direção ao Japão, que emitiu alertas pelas emissoras de TV do país

Os Estados Unidos, com o apoio de vários aliados, solicitaram nesta ultima quinta-feira (3) que o Conselho de Segurança da ONU se reúna com urgência nesta sexta-feira (4), para discutir os últimos lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte.

Além dos EUA, Reino Unido, França, Albânia, Irlanda e Noruega pediram a reunião, que deverá ser realizada em sessão aberta na sexta-feira, disse à EFE uma fonte diplomática.

O pedido foi feito depois que a Coreia do Norte lançou três mísseis balísticos nesta quinta-feira, um dos quais desencadeou um alerta em várias regiões do Japão, apesar de, aparentemente, não ter conseguido sobrevoar o arquipélago devido a um mau funcionamento em pleno voo.

Esses testes se somaram aos mais de 20 mísseis lançados ontem, em meio a um forte aumento da tensão na região.

Coreia do Norte disparou pelo menos 10 mísseis de vários tipos

Essa série de lançamentos, em resposta às grandes manobras aéreas realizadas nesta semana pela Coreia do Sul e pelos EUA, levou os aliados a anunciar nesta quinta-feira que os exercícios, que deveriam terminar na sexta, serão prolongados por alguns dias.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, chamou os lançamentos norte-coreanos de “intoleráveis”, enquanto o Conselho Nacional de Segurança da Coreia do Sul, cuja reunião foi liderada pelo presidente Yoon Suk-yeol nesta quinta-feira, “condenou veementemente” essas ações — que, de acordo com o líder sul-coreano, violam as sanções da ONU.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniu várias vezes neste ano após os testes de armas da Coreia do Norte, com os EUA e outras nações pedindo sanções mais duras ao país.

Entretanto, a Rússia e a China vetaram uma resolução em maio. Desde então, deixam claro que não aceitarão mais punições e responsabilizam os EUA e aliados pelas tensões na região.

Fonte: R7

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!