AgronegócioCidadesDestaqueEconomiaMato Grosso

ESTADO PRÓSPERO – Impulsionado pelo agro e a industrialização, MT vive quase “pleno emprego”

Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Santa Catarina apresentam índices de desemprego abaixo da média nacional, de acordo com o último levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral. Os números indicam que esses estados vivem uma situação de quase “pleno emprego”.

O economista Vivaldo Lopes, entrevistado pelo Estadão Mato Grosso, atribui esse resultado à presença forte do setor agropecuário, que está impulsionando a economia desses estados, e à industrialização de alimentos e produtos ligados ao setor.

Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;

Siga a nossa página do altogarcas.com no Facebook.

Saiba tudo do nosso site na pagina  do Twitter.

Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram

No caso de Mato Grosso do Sul, Rondônia e Mato Grosso, a industrialização de alimentos, frigoríficos, processamento de soja e etanol de milho está em destaque. Além disso, Mato Grosso do Sul avança na industrialização de celulose, o que tem forte impacto na economia das pequenas cidades.

“A Suzano, que é a maior indústria de papel e celulose do Brasil, está construindo a segunda fábrica em Mato Grosso do Sul, em Ribas do Rio Pardo, uma cidade que tem 25 mil habitantes e a fábrica vai gerar dez mil empregos. Você vê que é um impacto muito forte na economia de uma pequena cidade”, afirma Vivaldo.

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

Já em Mato Grosso, o “motor” da geração de emprego é principalmente a produção de etanol de milho, que tem avançado significativamente nos últimos anos, demandando profissionais e aquecendo os outros elos da economia, como o setor de serviços, venda de peças, venda de máquinas, dentre outros.

“Além de ser o maior produtor agropecuário, este ano Mato Grosso irá colher de 44 a 45 milhões de toneladas de soja. O estado está avançando na industrialização desses bens, como o processamento de soja, farelo e ração. Avançamos bem na industrialização do etanol de milho. Então, esses três estados têm em comum o setor agropecuário e a industrialização vindo em seguida”, pontua o entrevistado.

No caso de Rondônia, o estado vem se destacando na produção do agronegócio, pois terras que antes não eram produtivas passaram a ser cultivadas, iniciando o plantio de várias culturas, como arroz, feijão, milho e soja. Além disso, o estado possui um porto fluvial no Rio Madeira, em Porto Velho, que também contribui para a geração de empregos.

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————

Já em Santa Catarina, a economia é considerada “dos sonhos” por Vivaldo, que destaca a presença forte de todos os setores, com destaque para o agropecuário, a industrialização, a área de serviços, logística e turismo. Santa Catarina é pioneira na indústria tecnológica e tem uma das indústrias metalúrgicas mais fortes do país.

“Santa Catarina é a economia dos sonhos, porque é um estado pequeno territorialmente, altamente concentrado e que tem todos os setores atuando de forma forte, simultaneamente”, esclarece o economista. Além disso, SC possui os portos de Itajaí e Navegantes, o que contribui ainda mais para a atual situação.

Em 2022, Santa Catarina ficou em segundo lugar no ranking, com 3,2% de sua população na força de trabalho desempregada. Já Rondônia ficou em primeiro lugar, com 3,03% da população na força de trabalho desempregada. Mato Grosso do Sul vem em terceiro, com 3,3% da força de trabalho desocupada e Mato Grosso possui 3,5% da força de trabalho ociosa, ocupando a 4ª colocação.

“É um fato muito positivo para todos os estados e faz com que a gente preste atenção, pois um setor impulsiona vários outros. Em MT, o setor agropecuário impulsiona o setor de vendas máquinas, o setor de varejo, porque o setor agropecuário gera renda e as pessoas compram, porque elas precisam de maquinário, de manutenção e precisa das concessionárias”, afirma.

Por: Felipe Leonel

Fonte:  | Estadão Mato Grosso

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor! Desbloqueie esse site para ter uma melhor experiência!