Estado confirma 50 casos de covid na Mata Grande

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) confirmou, que 50 recuperandos da Penitenciária Major Eldo de Sá “Mata Grande”, em Rondonópolis, testaram positivo para a Covid-19.
O presídio é o segundo maior de Mato Grosso. A penitenciária Mata Grande conta com cerca de 1.500 reeducandos, sendo 350 na cadeia pública com presos provisórios e o restante já com a condenação estabelecida.
A Sesp ainda garantiu, através de nota à imprensa, que nenhum caso foi confirmado na Cadeia Pública Feminina.
Nota na íntegra
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, informa que há neste momento 50 casos positivos para Covid-19 na Penitenciária da Mata Grande e nenhum caso na Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis. Destes 50 casos, apenas um recuperando apresentou complicações e teve que ser entubado.
Os procedimentos para evitar que a doença se alastre entre as unidades seguem os mesmos desde o início da pandemia. Entre eles estão a quarentena obrigatória para recuperandos que chegam na unidade, as desinfecções de toda unidade, limpeza, utilização de máscaras e álcool em gel e acompanhamento médico.
Todo o recuperando que testa positivo para a doença é isolado dos demais e segue fazendo o acompanhamento médico. Por fim, cabe destacar que desde o início da pandemia quatro mortes de presos foram registradas em todo o estado, sendo que nenhuma delas ocorreu em Rondonópolis.
Primeira Hora, com informações da Secom-MT