EDITORIAL: Sem oposição em Rondonópolis

Muitos fatores influenciam para que uma cidade tenha um poder público que atenda de forma eficiente os anseios da população, entre eles, uma sociedade que aja de forma crítica e cobre das autoridades políticas ações e medidas que realmente sejam para trazer melhoria de vida para os seus munícipes. Quando uma cidade não conta com nenhum tipo de oposição crítica aos políticos que estão no poder, a tendência é de que os assuntos que interessam à população deixem de ser debatidos na esfera social, deixando o caminho aberto para que vontades “politiqueiras” tomem o lugar de medidas que realmente atendam o interesse geral.
Rondonópolis vem passando por situação semelhante. Isso porque deixou de contar com grupos opositores que contribuam para o debate público. O que vem sendo visto nos últimos anos é que grupos políticos que se colocam como oposição a quem está no poder, somente se organizam e se articulam em período eleitoral e com foco somente nas eleições. Passado a disputa política-partidária, a apatia toma o lugar de destaque e o debate deixa de existir.
O problema é que quem acaba sendo o grande prejudicado é o cidadão comum. É o cidadão que por vezes verá leis aprovadas que não atendem o interesse da sociedade. Obras sendo realizadas sem que sejam prioridades para a população. Verá o dinheiro público sendo investido de forma que não atende as necessidades dos moradores.
O debate público é fundamental para qualquer sociedade. É por meio dele que a população pode compreender melhor as ações do poder público e fazer valer a vontade dos cidadãos. E, para que isso ocorra, é saudável e fundamental a existência de grupos que possam contribuir com um contraponto em face das ações dos políticos eleitos para representarem a cidade. A oposição precisa existir. É saudável para a sociedade. Sem ela, sempre há uma probabilidade maior de a sociedade conviver com desmandos e atendimento de interesses pessoais ou de grupos específicos em detrimento da maioria dos cidadãos.
Atualmente, em Rondonópolis, a discussão dos seus problemas administrativos e econômicos não passa de alguns debates através de grupos na rede social, onde geralmente se descamba para o lado ideológico e acaba se restringindo a posicionamentos de esquerda e direita, enquanto o assunto que realmente interessa acaba sendo deixado de lado. E nesse ritmo, a oposição local padece de apatia geral, enquanto a situação dita as suas regras, e isso precisa mudar pelo bem do município.
Fonte: A TribunaMT