EDITORIAL: Santa Casa não pode parar…

A situação da Santa Casa de Rondonópolis está cada dia mais preocupante, com problemas que não param de surgir. Como se não bastasse o hospital estar endividado e com uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) em andamento na Câmara Municipal para investigar suas contas, teve a eleição para o conselho suspensa na semana passada, como mostrou reportagem do A TRIBUNA neste fim de semana, e os médicos com salários atrasados estão sem greve.
Os problemas da Santa Casa realmente preocupam uma vez que o hospital é fundamental para o atendimento de alta e média complexidade pelo SUS para 19 municípios, além de contar com a única maternidade pública de Rondonópolis.
Os serviços de saúde prestados pela Santa Casa são primordiais e, portanto, a crise precisa ser superada e os atendimentos mantidos para a população.
O que se espera é que as autoridades possam encontrar uma solução urgente para que os atendimentos na Santa Casa não continuem paralisados em função da greve dos médicos.
Além disso, fica a expectativa de que a CEI realmente possa encontrar respostas para a dívida astronômica de R$ 70 milhões que o hospital alega acumular atualmente.
E, que também aponte alternativas viáveis para salvar a Santa Casa e evitar que problemas continuem ocorrendo e prejudicando a população que depende da saúde pública.
Ainda é importante que a população seja informada sobre a situação financeira do hospital de forma clara, com muita transparência, até porque a Santa Casa recebe recursos públicos para realizar os atendimentos pelo SUS. A expectativa é que a CEI possa trazer essas respostas para a população.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————

————————————————————————————
O que não pode continuar ocorrendo são essas crises sucessivas nas quais o hospital acaba envolto e que terminam por prejudicar as pessoas que precisam dos serviços de saúde da unidade. A Santa Casa é muito importante para a saúde de Rondonópolis e toda região, por isso mesmo ações devem ser tomadas urgentemente.
Fonte: atribunamt